Áustria prepara multa de 600 euros para quem recusar vacina

Obrigatoriedade entra em vigor em 1º de fevereiro de 2022

6 dez 2021 - 13h35
(atualizado às 13h51)

A Áustria prepara uma multa de 600 euros para quem descumprir a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19, medida que entrará em vigor no próximo mês de fevereiro.

Fila de vacinação em catedral de Viena, na Áustria
Fila de vacinação em catedral de Viena, na Áustria
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com o rascunho de um projeto de lei que será apresentado pelo governo do novo chanceler conservador Karl Nehammer, os "antivax" receberão a cada três meses um pedido do Ministério da Saúde para se imunizar.

Publicidade

Caso não se vacinem, essas pessoas serão multadas em 600 euros, equivalente hoje a R$ 3,8 mil. Esse valor ainda será majorado em 50% se o pagamento da sanção for feito fora do prazo, o que pode gerar um total de até 3,6 mil euros (R$ 23 mil) em um período de um ano.

A previsão é de que a obrigatoriedade entre em vigor em 1º de fevereiro, e os avisos do Ministério da Saúde já devem começar no dia 15 do mesmo mês. Pessoas com menos de 14 anos, grávidas, curadas da Covid há menos de 180 dias ou que não possam tomar imunizantes não serão obrigadas a se vacinar.

O projeto de lei definitivo, no entanto, deve ser apresentado pelo governo na semana que vem. Com 67% da população totalmente imunizada, a Áustria é o primeiro país da União Europeia a anunciar vacinação obrigatória contra o novo coronavírus.

A medida mira aumentar rapidamente o nível de vacinação para limitar os danos provocados por eventuais variantes, como a Ômicron, e conter o atual crescimento nos casos e nas mortes por Covid no país.

Publicidade

A Áustria também está em lockdown generalizado até 11 de dezembro, com fechamento de bares, restaurantes, teatros, museus e do comércio não essencial.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações