Atiradores atacam centro de reabilitação e matam 24 pessoas

A polícia do município do Estado de Guanajuato disse que agressores desconhecidos também feriram sete pessoas a tiros

2 jul 2020 - 13h48
(atualizado às 13h53)

Atiradores mataram 24 pessoas em um centro de reabilitação de viciados em drogas em Irapuato, cidade da região central do México, informou a polícia na quarta-feira, o que sublinha a dificuldade do governo para cumprir a promessa de acabar com a violência das gangues.

Agentes de segurança observam do lado de fora de centro de reabilitação atacado por assassinos em Irapuato, no México
01/07/2020
REUTERS/Karla Ramos
Agentes de segurança observam do lado de fora de centro de reabilitação atacado por assassinos em Irapuato, no México 01/07/2020 REUTERS/Karla Ramos
Foto: Reuters

A polícia do município do Estado de Guanajuato disse que agressores desconhecidos também feriram sete pessoas a tiros no segundo ataque a um centro de reabilitação de Irapuato no último mês.

Publicidade

Fotos do local compartilhadas pela polícia com os repórteres mostraram ao menos 11 corpos prostrados e ensanguentados em um cômodo.

A polícia disse em um comunicado que três dos feridos se encontravam em estado grave e que a instalação não estava registrada formalmente.

Vídeos publicados nas redes sociais após o incidente mostraram ambulâncias no local e várias dezenas de pessoas descritas como parentes das vítimas reunidas na rua.

O procurador-geral de Guanajuato, Carlos Zamarripa, disse que designou uma equipe especial para investigar o assassinato, que qualificou como um "ato criminoso covarde", e o governador, Diego Sinhue, pediu um esforço conjunto das autoridades estaduais e federais para combater a violência.

Publicidade

O ataque foi um dos piores massacres desde que o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, tomou posse 19 meses atrás prometendo diminuir os níveis recordes de violência. Os homicídios bateram um novo recorde no ano passado e parecem estar aumentando ainda mais em 2020.

Guanajuato, um polo do setor automotivo, se tornou um dos principais focos da violência criminosa no México e vem sendo devastado por uma disputa de território entre a gangue local Santa Rosa de Lima e o poderoso Cartel da Nova Geração de Jalisco.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se