Astronauta italiana será 1ª mulher europeia a caminhar no espaço

Samantha Cristoforetti fará atividade extraveicular com russo

1 jul 2022 - 18h42
(atualizado em 4/7/2022 às 16h29)
Cristoforetti agradeceu a oportunidade e disse que "mal pode esperar" pelo momento
Cristoforetti agradeceu a oportunidade e disse que "mal pode esperar" pelo momento
Foto: Reprodução/Instagram ESA - European Space Agency

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti será a primeira mulher europeia a realizar uma caminhada espacial no próximo dia 21 de julho, junto com o russo Oleg Artemyev.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) na programação da Nasa, a qual revela que a atividade extraveicular (Eva) da "AstroSam" está prevista para às 16h (horário italiano) e terá duração de até 7 horas.

Publicidade

"Estou muito feliz em anunciar a primeira caminhada espacial de AstroSamantha", escreveu no Twitter o diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Josef Ascbacher, parabenizando a italiana. Em resposta, Cristoforetti agradeceu a oportunidade e disse que "mal pode esperar" pelo momento. No ano passado, ela chegou a treinar o uso do traje espacial Orlan para atividades extraveiculares no centro da agência espacial russa, Roscosmos, perto de Moscou.

Caminhada espacial inédita acontece no próximo dia 21 de julho
Foto: Reprodução/Instagram ESA - European Space Agency

A astronauta italiana chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) com a missão Crew-4 em 27 de abril, ao lado dos americanos Robert HInes, Kjell Lindgren e Jessica Watkins. O grupo divide a estação com os russos Artemyev, Denis Matveev e Sergei Korsakov.

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se