Arábia Saudita convidará especialistas da ONU para investigação sobre ataque

16 set 2019 - 16h33
(atualizado às 17h09)

A Arábia Saudita vai convidar especialistas internacionais, incluindo autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU), para que participem das investigações de um ataque a suas instalações petrolíferas, além de pedir para que o mundo condene quem está por trás disso, disse o Ministério das Relações Exteriores saudita nesta segunda-feira.

Fumaça após ataque a instalação da Aramco em Abqaiq, Arábia Saudita 
14/09/2019
Vídeos obtidos pela REUTERS/via REUTERS
Fumaça após ataque a instalação da Aramco em Abqaiq, Arábia Saudita 14/09/2019 Vídeos obtidos pela REUTERS/via REUTERS
Foto: Reuters

Investigações preliminares mostraram que armas iranianas foram utilizadas no ataque, que afetou mais de metade da produção de petróleo da Arábia Saudita e danificou a maior planta de processamento de petróleo do mundo, disse o ministério em comunicado.

Publicidade

"O reino é capaz de defender seu território e seu povo e de responder fortemente a esses ataques", acrescentou.

A pasta afirmou ainda que o ataque, acima de tudo, teve como alvo a oferta global de petróleo, classificando-o como uma continuação de atos hostis anteriores contra estações de bombeamento do país, ocorridos em maio.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações