Algumas tropas da Guarda Nacional estão sendo retiradas de Chicago e Portland, segundo autoridades

16 nov 2025 - 15h48

O Pentágono está retirando algumas tropas da Guarda Nacional de Chicago e Portland, semanas depois que o presidente Donald Trump as enviou para combater o que ele descreveu como aumento da criminalidade, disse no domingo uma autoridade de defesa dos EUA familiarizada com a decisão.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que 200 soldados da Guarda Nacional da Califórnia que foram enviados para Portland e 200 membros da Guarda Nacional do Texas que foram enviados para Chicago retornariam aos seus estados de origem já no domingo.

Publicidade

O governo Trump enviou as tropas para essas cidades no mês passado, dizendo que elas eram necessárias para apoiar o pessoal de fiscalização da imigração doméstica que estava sendo confrontado por ativistas e manifestantes.

No entanto, as tropas nunca se juntaram às operações de imigração nessas cidades devido a ações judiciais que contestavam seu envio.

O Pentágono e um porta-voz do governador do Oregon não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Um porta-voz do governador de Illinois, JB Pritzker, disse que o Estado não tinha recebido informações do governo federal sobre a retirada das tropas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações