2º turno de eleições para prefeito na Itália tem baixa afluência

Sessões eleitorais serão reabertas nesta segunda-feira (18)

17 out 2021 - 18h38
(atualizado às 18h47)

O primeiro dia da votação de segundo turno em 65 cidades da Itália teve uma baixa afluência, mostram os números do Ministério do Interior neste domingo (17).

Baixo comparecimento marcou primeiro dia das eleições para prefeito em 65 cidades da Itália
Baixo comparecimento marcou primeiro dia das eleições para prefeito em 65 cidades da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os dados iniciais mostram que o comparecimento ficou em 39,45%, cerca de 7 pontos percentuais a menos do que no primeiro turno, quando o índice ficou em 46,84%.

Publicidade

O número final manteve a tendência de queda vista durante todo o dia - na primeira divulgação, às 12h, eram 9,73% contra 12,18% de duas semanas atrás; na segunda, às 19h, era 27,46% contra 32,57%.

Isso tende a fazer com que o pleito seja o pior em comparecimento eleitoral nas disputas de prefeito da história do país. O primeiro turno já bateu o recorde negativo, com o comparecimento de apenas 54,69% dos eleitores aptos. Na disputa de 2016, o índice ficou em 61,52%.

As sessões ficaram abertas das 7h às 23h neste domingo e serão reabertas nesta segunda-feira (18) das 7h às 15h - sempre pela hora local. A divisão em dois dias também ocorreu no primeiro turno, nos dias 3 e 4 de outubro, para evitar aglomerações dos cerca de cinco milhões de eleitores por conta da pandemia de Covid-19.

Entre as 65 cidades que tiveram segundo turno, 10 são capitais de província, incluindo Roma. Na capital italiana, a disputa está acirrada entre o representante da coalizão de direita Força Itália, Liga e Irmãos da Itália, Enrico Michetti, e o do Partido Democrático, de centro-esquerda, Roberto Gualtieri.

Publicidade

No primeiro turno, Michetti teve cerca de 30% dos votos contra pouco mais de 27% de Gualtieri. Mas, as pesquisas de opinião mostram que o candidato de centro-esquerda é o favorito no segundo turno. A atual prefeita de Roma, Virginia Raggi, do populista Movimento 5 Estrelas (M5S) ficou fora da disputa final ao obter apenas a quarta colocação, com cerca de 19% dos votos.

Outras duas grandes capitais em disputa, Trieste e Turim, devem dar vitórias para direita e esquerda, respectivamente, conforme as pesquisas de opinião. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se