Favorito à Presidência do Senado, Alcolumbre fecha apoio com o PT

Senador deve voltar ao comando da Casa. Ele já conquistou apoio de siglas da oposição como PP e PL e conta 64 votos.

13 nov 2024 - 17h22
Senadores do PT declaram apoio a Davi Alcolumbre, o terceiro da direita para esquerda.
Senadores do PT declaram apoio a Davi Alcolumbre, o terceiro da direita para esquerda.
Foto: Divulgação

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) recebeu o apoio formal do PT à sua candidatura à Presidência do Senado. A bancada com nove senadores considerou que o senador ajudará na "estabilidade indispensável ao país, em pleno processo de reconstrução pelo governo Lula (PT)", segundo nota divulgada pela liderança.

Alcolumbre já alcançou ampla maioria na Casa e tem apoio de partidos governistas e da oposição como PP e PL. Com a oficialização do PT, a aliança chega a nove partidos, somando 64 votos. A próxima sigla que deve anunciar apoio é o MDB, com dez senadores. No Senado são 81 senadores e o presidente é eleito com a maioria absoluta, de 41 votos.

Publicidade

Também na tarde desta quarta, 13, o deputado Elmar Nascimento (União-BA), anunciou que não disputará a Presidência da Câmara e declarou apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para se eleger. O paraibano teve sua candidatura fiada pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que em meio às articulações criou rusgas com Elmar, seu amigo pessoal.

Veja a lista de apoio a Alcolumbre:

15 PSD

14 PL

Publicidade

9 PT

7 PP

7 União 

4 PSB

4 REP

3 PDT

4 Podemos

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações