Guiadas por uma visão em comum, Piet e Oakley voltam a se encontrar para mais um capítulo de uma parceria que, desde 2022, busca traduzir a herança técnica de uma marca global pelo olhar de outra, nascida na cena independente brasileira. O novo drop, Piet x Oakley, mergulha na narrativa de um tempo que não é linear. Parte do passado, atravessa o presente e tenta prever um futuro em que design e memória coexistem.
Pedro Andrade, fundador da Piet, faz disso o ponto de partida. Ele fala sobre o processo como quem voltou no tempo: revisitou arquivos, estudou formas e texturas, reinterpretou o DNA da Oakley dentro de um contexto contemporâneo. "Foi como viajar no tempo. Essa coleção é sobre como passado e futuro podem coexistir em criações inovadoras", diz ele. A frase resume a intenção central do projeto, que encara a nostalgia não como apego, mas como ferramenta criativa.
A coleção explora esse equilíbrio com uma estética pós-apocalíptica, em que o desgaste aparente convive com construções refinadas. Os tecidos parecem ter história, mas os cortes e volumes são atuais. As jaquetas de couro remetem aos anos 2000, enquanto as camisetas duplas, unidas apenas pela gola, incentivam sobreposições e liberdade de uso.
Há também retomadas simbólicas, como a Dog Tag, até então exclusiva de funcionários da Oakley. E os tênis com o tradicional solado Nail, ambos revisados sob a direção da Piet. Já o modelo de óculos Plantaris concentra o espírito da coleção, futurista sem negar o arquivo.
A paleta de cores reforça o discurso. Tons terrosos, oliva, bege, marrom e preto criam uma atmosfera de terreno gasto pelo tempo, ao mesmo tempo em que o uso de couro e o brilho sutil dos tecidos conectam essas referências à linguagem técnica da Oakley. O nano logo e o aspecto envelhecido das peças revelam um amadurecimento na parceria, que Pedro Andrade considera a mais autoral e conceitual até agora entre as marcas até hoje.
A campanha foi fotografada por Liam MacRae, conhecido por trabalhos com Stone Island e Stüssy, no icônico Bunker da Oakley, na Califórnia. Um espaço até então inédito para colaborações. É também a primeira vez que o fotógrafo se envolve com uma marca brasileira, reforçando o caráter internacional da collab.
Coleção já está à venda
Todas as peças da collab já estão disponíveis no site e lojas da Oakley, lojas selecionadas e na flagship da Piet. Os tênis Oakley x PIET Hoof e Oakley x PIET Hoof Zip Boots têm preço de R$ 1.499,90 e os outros itens variam de R$ 349,90 nas camisetas até R$ 4.499,90 na jaqueta e calça de couro.