"O parlamento é lugar de debate, não de tumulto", diz Comandante Nádia sobre confusão na Câmara de Porto Alegre

Durante a coletiva, a vereadora Mariana Lescano relatou que estava no local no momento do confronto por decisão pessoal e elogiou a atuação da Guarda Municipal

15 out 2025 - 19h39

Após o tumulto ocorrido durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, a presidente da Casa, Comandante Nádia (PL), concedeu coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (15). Ela lamentou o episódio e reforçou que o parlamento é um espaço de debate e discordância, mas não de desordem. Segundo a presidente, a intervenção da Guarda Municipal foi necessária para garantir a integridade dos vereadores, assessores e profissionais da imprensa que acompanhavam a sessão.

Foto: Giovanna Centeno / Porto Alegre 24 Horas / Porto Alegre 24 horas

A presidente destacou que as manifestações populares são bem-vindas, desde que realizadas com respeito e dentro das regras do regimento interno. A sessão foi suspensa após o tumulto, e a presidente criticou a ausência de vereadores da oposição em uma reunião.

Publicidade

Durante a coletiva, a vereadora Mariana Lescano relatou que estava no local no momento do confronto por decisão pessoal e elogiou a atuação da Guarda Municipal. Segundo ela, nenhum agente entrou no plenário, e todos os vereadores atingidos por gás ou balas de borracha estavam na área do tumulto por opção própria.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de excesso na ação da Guarda Municipal, Nádia informou que as imagens das câmeras de segurança serão analisadas para esclarecer os fatos. "Tudo será averiguado", afirmou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações