Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Sisu 2022/2: inscrições encerram nesta sexta-feira (1)

Candidatos têm até as 23h59 para mudarem a opção de curso, universidade e modalidade caso desejem

30 jun 2022 - 18h09
Compartilhar

As inscrições para a segunda edição de 2022 do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, se encerram nesta sexta-feira (1), às 23h59. O programa dá acesso a milhares de vagas em universidades públicas de todo o país. Para participar, basta ter realizado o Enem 2021 e obtido nota maior que zero na redação. Algumas universidades exigem também uma média mínima nas outras provas. Quem fez o exame na condição de treineiro também não pode concorrer.

Young woman using computer in a library
Young woman using computer in a library
Foto: getty images/Getty Images / Guia do Estudante

A inscrição é online e deve ser feita no site oficial do Sisu. Para realizar o login, o estudante deve entrar com CPF e mesma senha utilizada no Enem. Caso o candidato não se lembre da senha, é possível recuperá-la por e-mail ou celular. O sistema vai computar  automaticamente as notas do estudante na última edição do Enem. Depois, basta escolher duas opções de curso, por ordem de prioridade. Não é obrigatório preencher a segunda opção.

Publicidade

Ao longo do período de inscrições, aberto desde terça-feira (28), os candidatos puderam mudar a opção de curso, universidade e até modalidade ( ampla concorrência ou cotas). É importante lembrar, no entanto, que a opção selecionada pelo candidato até as 23h59 desta sexta será aquela considerada pelo sistema na hora de calcular o resultado.

Sisu

Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.

Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.

Próximas datas

Resultado da chamada única: 6 de julho;

Publicidade

Matrícula ou registro acadêmico: 13 a 18 de julho;

Período para manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a18 de julho.

Fique por dentro das principais notícias de Educação
Ativar notificações