A França se chocou com um vídeo que mostra uma professora agredindo uma menina de 3 anos em uma sala de aula, em Paris. As imagens da creche foram compartilhadas pela advogada da família da menina, Vanessa Edberg, na segunda-feira, 9. Nesta terça-feira, 10, o Ministério Público do país passou a investigar o caso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da agência de notícias AFP, foi a criança que contou à mãe que foi espancada. O incidente aconteceu em 3 de setembro, um dia após o retorno à escola após as férias de verão.
No vídeo, registrado por um adulto, familiar de outro aluno, que estava na escola, a professora aparece se aproximando da menina, agarrando seu braço e, depois, dando um forte tapa na criança. “É possível perceber que a professora está se contendo", devido à presença da pessoa que filmou a cena, complementou a advogada à agência.
"Essas imagens são terrivelmente chocantes e inaceitáveis em nossas escolas", disse a ministra da Educação francesa, Nicole Belloubet, no X (antigo Twitter, ainda disponível fora do Brasil). A ministra reforçou que foi ordenada a suspensão imediata da professora e aplicação de procedimentos disciplinares contra ela.
Já Philippe Goujon, prefeito do 15º distrito da capital francesa, onde está localizada a escola em questão, disse que o comportamento do professor foi "insuportável" e "indizível". À BFM TV, canal francês, ele explicou que a profissional tem cerca de 50 anos e atua na unidade escolar há 10.
“Ela conhece bem a escola, os pais e as crianças" e "geralmente não é dominada por suas emoções. Nós nunca tivemos nenhuma informação desse tipo sobre ela antes, obviamente”, complementou o prefeito.