Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Para 59% dos eleitores, educação é um tema essencial na hora de votar

Para a maioria dos entrevistados da pesquisa, colocar a Educação como prioridade reduzirá o número de desempregados

27 mai 2022 09h17
Compartilhar

Quando você avalia as propostas dos candidatos em ano eleitoral, educação é uma prioridade? De acordo com uma pesquisa encomendada pela ONG Todos Pela Educação e lançada na última semana, 59% dos eleitores brasileiros acreditam que sim. Para eles, a educação é um tema "muito importante" na hora de votar. Outros 15% disseram ser "pouco importante", e para 17% dos entrevistados é um tópico indiferente nas escolhas em outubro.

Foto: Getty/Reprodução / Guia do Estudante

Segundo os entrevistados, os temas mais importantes da Educação a serem discutidos pelos candidatos são melhoria da infraestrutura das escolas públicas (citado por 45%), melhoria das carreiras dos professores (43%), busca dos estudantes que retornaram às escolas após a retomada das aulas presenciais (33%) e organização das redes de ensino para que alunos passem mais tempo no dia a dia tendo atividades nas escolas (30%). Tratam-se de temas pertinentes diante do cenário educacional brasileiro.

Publicidade

De acordo com o "Education at a Glance 2021", relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é um dos países com maior lacuna de desempenho educacional entre alunos com diferentes situações socioeconômicas. A pandemia agravou ainda mais o problema. Entre países membros e parceiros da organização, o Brasil foi o país que manteve a pré-escola e o ensino fundamental sem aulas presenciais por mais tempo durante a crise sanitária em 2020.

+ 6 debates sobre a educação brasileira que merecem atenção em 2022

O levantamento do Todos pela Educação ainda questionou os eleitores sobre quais são os avanços esperados caso os políticos eleitos nas próximas eleições coloquem a Educação como prioridade para o Brasil. A redução do número de desempregados foi a resposta mais citada pelo entrevistados (49%). Em seguida, 40% acreditam que resultaria na diminuição da violência e 33% disseram que a renda dos brasileiros iriam ter um impacto positivo.

A pesquisa foi realizada pela Conectar Pesquisas e Inteligência, que ouviu por telefone 3.860 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 24 de fevereiro de 2022.

Publicidade

Falando nisso, já tirou o seu título de eleitor?

Jovens de 16 e 17 podem participar do processo eleitoral de forma facultativa, mas o que muita gente não sabe é que quem tem 15 anos e completa 16 até a data das eleições deste ano, em 2 de outubro de 2022, também já pode tirar o título de eleitor e votar. É isso mesmo! Se a data do aniversário de 16 anos for antes do dia 2 de outubro, o jovem tem até o dia 4 de maio de 2022 para fazer a solicitação do título de eleitor.

É importante realizar a solicitação antes desta data, pois ela representa o fechamento do cadastro eleitoral para a próxima eleição. A melhor parte é que é tudo online, sem sair de casa, e em apenas alguns minutos.

Confira o passo a passo para tirar o título de eleitor online

Fique por dentro das principais notícias de Educação
Ativar notificações