Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Fundação Telefônica promove conferência global de educação

Evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro e visa discutir formas de reduzir lacunas educacionais, de inovação e de qualificação

19 out 2021 15h37
Compartilhar

Começa nesta semana o enlightED Hybrid Edition 2021, quarta edição do evento que se tornou uma das maiores conferências de educação, tecnologia e inovação. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro, em formato híbrido de presencial e online, estarão reunidos importantes especialistas para refletir e compartilhar soluções sobre três das grandes lacunas que foram desenvolvidas pela pandemia da Covid-19: o desafio de reduzir a brecha em inovação para transformar os sistemas educacionais; de resolver a falta de qualificação relacionadas com as novas necessidades sociais; e como lidar com a falta de habilidades digitais para recuperar a conexão com os jovens e promover mudanças positivas. A inscrição é gratuita e está aberta para todos os interessados aqui

Com o tema “Fechando lacunas”, o enlightED acontece simultaneamente em dez países – Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil. A edição Brasil terá abertura de Christian Gebara, CEO da Vivo e Conselheiro da Fundação, no dia 19/10, às 16h, seguido da palestra "Educação como principal ferramenta para enfrentar desigualdades", ministrada por Dira Paes, atriz e uma das dirigentes do Movimento dos Direitos Humanos desde 2003.

Publicidade
A atriz Dira Paes fará a palestra de abertura da programação brasileira no primeiro dia do evento
Foto: Estadão

Ainda participarão do evento nomes como Alexandre Schneider, Presidente do Instituto Singularidades, pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade Columbia em Nova York e pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP; Paulo Blikstein, Professor brasileiro na Universidade de Columbia; Priscila Cruz, Presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação; Celso Athayde, CEO da Favela holding, fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e autor de best sellers como "Cabeça de Porco", entre outros. O encerramento, no dia 21/10, contará com o produtor cultural Kondzilla, com a palestra “A contribuição da inovação e da tecnologia para tornar a aprendizagem mais atrativa para os jovens”.

Na agenda global – que contará com legendas nos idiomas português, inglês e espanhol, quando não for o idioma original – estão confirmadas presenças de nomes como Milton Ribeiro, Ministro de Educação do Brasil, Vinton Cerf, considerado o pai da internet;  Daniel Goleman, psicólogo, jornalista e autor do best-seller Inteligência Emocional; o tenista Rafael Nadal; José María Álvarez–Pallete, presidente da Telefônica; Diego del Álcazar Benjumea, CEO e vice-presidente da IE University; Olli-Pekka Heinonen, ex-ministro da educação da Finlândia e atual diretor-geral da International Baccalaureate (IB); Howard Gardner, psicólogo, investigador e professor da Universidade de Harvard; Kiran Bir Sethi, fundadora de Design for Change e The Riverside School na Índica, também finalista do Global Teacher Prize 2019; Hadi Partovi, fundador do Code.org; e Michelle Weise, autora de Long Life Learning, membro da lista Thinkers50 de 2021, entre outros.

“O objetivo da Fundação Telefônica Vivo é estimular a reflexão acerca das lacunas da educação, tema tão urgente e necessário no país, para que coletivamente possamos pensar em soluções eficazes”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo. A instituição, que é uma das responsáveis pelo pilar social no conceito ESG da Vivo, tem forte atuação no campo educacional e desenvolve uma série de iniciativas no campo de inovação educativa. “A Fundação acredita que a digitalização do país é fundamental para promover a inclusão social, diminuir as desigualdades e ampliar a cidadania. E, alinhado ao nosso propósito de Educar para Transformar, é que trouxemos o evento para o Brasil, a fim de regionalizar essa discussão e debater as propostas de diferentes atores sociais”, conclui Americo. A programação teve uma curadoria cuidadosa, a fim de garantir a diversidade presente na sociedade, também no debate – são mães, jovens, artistas, autoridades e educadores, juntos na busca de soluções para transformar o nosso país. 

O enlightED Hybrid Edition 2021é organizado pela Fundación Telefónica, IE University e South Summit. Desde que foi criado em 2018, o enlightED já reuniu 470.000 espectadores únicos de 46 países e 300 palestrantes internacionais, consolidando-se como uma referência mundial no âmbito da inovação educacional. 

Publicidade

Além do site do evento, a transmissão dos três dias de programação também será realizada pelo site do Terra. 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da companhia. Com foco em educação como pilar essencial de transformação da sociedade, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem. A instituição oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC, e plataforma online com recursos digitais de aprendizagem que apoiam professores, pais e alunos na rotina de estudos em casa. Para os jovens, oferece oportunidades que visam potencializar habilidades em três temáticas principais: projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Além disso, a Fundação trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.

Fonte: Equipe portal
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações