Muitos países do norte do mundo estão enfrentando a falta de talento e mão de obra jovem, devido a populações muito envelhecidas. Ao mesmo tempo, temos níveis recordes de estresse em todo o mundo. Um dos países que se destaca em ambos os aspectos é a Coreia do Sul.
Como solução para o primeiro problema, chegou-se a propor trabalhar seis dias por semana. Mas isso seria totalmente contraproducente: aumentaria o esgotamento dos trabalhadores, que já é um drama atualmente. Portanto, o novo plano segue uma direção totalmente oposta: testar a semana de trabalho de quatro dias, que trouxe muitos benefícios a outros países.
Cabe dizer que a Coreia do Sul já possui uma das jornadas de trabalho mais longas do mundo, mas a sociedade e alguns setores caminham na direção oposta, e muitos cidadãos estão deixando de lado essas exigências exaustivas. O Severance é o primeiro hospital da Coreia do Sul a testar a semana de trabalho de quatro dias, com o objetivo de melhorar a conciliação entre a vida profissional e pessoal de seus funcionários, e agora é possível acompanhar a evolução do plano.
Como funciona a semana de quatro dias na Coreia do Sul
No Severance, aqueles que optarem por essa jornada ganharão menos dinheiro: alguns funcionários do hospital podem ter três dias de folga por semana em troca de uma redução salarial de 10%, segundo reportagem da Al Jazeera. Além disso, o pessoal se revezará em rotações semestrais, após as quais retorna à semana de trabalho de cinco dias.
Ou ...
Matérias relacionadas
A explosão da IA no Brasil: uso da tecnologia no trabalho dispara 163% em 2 anos, aponta IBGE