Patrocínio

5 livros premiados que podem te ajudar no vestibular

As obras vão incrementar o seu repertório sobre temas que podem ser explorados nas questões de História ou até na Redação

8 ago 2022 - 13h12

Quais critérios você usa para começar uma nova leitura? Procura as obras mais vendidas? O mesmo gênero de sempre? Aquilo que o algoritmo te apresenta?

Foto: Rodnae productions/pexels/Reprodução / Guia do Estudante

É bastante normal seguir o caminho mais cômodo na hora de se aventurar pela literatura, mas uma alternativa para ampliar sua bagagem cultural é buscar obras que marcaram época e tiveram um reconhecimento por meio de prêmios mundialmente respeitados. 

Publicidade

Essa é a proposta da Livros Premiados , uma plataforma que reúne mais de 1.000 livros condecorados entre 1956 e 2022, em 13 premiações diferentes. O site separa as obras por categoria e apresenta as principais informações sobre cada uma, como sinopse, número de páginas, gênero, preço e prêmios recebidos.

Se você se interessou pela iniciativa e não quer deixar os estudos de lado, temos a lista perfeita para você. Separamos cinco livros premiados, presentes na plataforma, que podem te ajudar no vestibular ampliando seu repertório sobre diversos temas. Confira: 

"A Guerra Não Tem Rosto de Mulher", de Svetlana Aleksiévitch

Prêmio: Nobel 2015 (Literatura)

Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas pouco se sabe sobre elas. Normalmente, as histórias de guerras são contadas apenas do ponto de vista masculino, exaltando a luta de soldados e generais. Nessa obra, a autora dá voz às mulheres que ficaram na retaguarda e na linha de frente do conflito, abordando temas como fome, frio e violência sexual.

Publicidade

Assim, a obra ajuda a desconstruir estereótipos e mostra uma perspectiva diferente da guerra, permitindo que o leitor reflita sobre os impactos de um conflito como esse e como ele se relaciona a questões de gênero.

"Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro

Prêmio: Jabuti 2020 (Ciências Humanas & Sociais)

Escrito pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro, o livro é uma ótima opção para quem deseja enriquecer o repertório sobre temas, como racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultura. Em onze curtos capítulos, a autora explora as origens do racismo e como combatê-lo, reforçando a importância da prática antirracista. 

"A Lista de Schindler", de Thomas Keneally

Prêmio: Booker Prize 1982 (Romance Biográfico)

Talvez você já tenha visto o filme de mesmo nome, dirigido por Steven Spielberg, mas para quem deseja se aprofundar no contexto da Segunda Guerra Mundial e do regime nazista, vale a pena conferir o livro.

O foco é na história de Oskar Schindler, um industrial alemão que abrigava centenas de judeus em sua fábrica e depois os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Entrar para a lista de Schindler significava uma chance de sobreviver em meio ao Holocausto.

Publicidade

"Steve Jobs", de Walter Isaacson

Prêmio: Goodreads Choice Awards 2011 (Best History & Biography)

Essa é uma obra que não pode ficar de fora da lista de quem se interessa por tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Steve Jobs, cofundador da Apple, revolucionou diversas indústrias, como a computação pessoal e o cinema de animação, e este livroreportagem explora sua trajetória a partir de mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos, além de conversas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes.

"Estação Carandiru", de Drauzio Varella

Prêmio: Jabuti 2000 (Livro do Ano Não Ficção)

Na obra, o médico Drauzio Varella relata episódios que o marcaram durante os dez anos em que realizou atendimento voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil na época, e as dinâmicas que ditavam o comportamento da população carcerária.

O livro explora diversos problemas sociais, mas discute, especialmente, as falhas no sistema penitenciário brasileiro.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se