É possível construir uma residência de campo com pouca manutenção

Construções em steel frame são muito versáteis e resistentes, até mesmo para uma casa de campo. O sistema construtivo tem vários aspectos positivos como ganhos energéticos e térmico, durabilidade e pouca manutenção.

24 jun 2022 - 15h43

Cada família tem um ponto de encontro onde costumam se reunir e realizar celebrações. Neste caso, esse lugar é um campo nos arredores do município argentino de Trenque Lauquen. Embora os membros da família estejam espalhados por várias cidades, a cada dois meses todos se reúnem em uma casa de campo apelidada de "El corcho" (A rolha).

Foto: AD Barbieri / DINO

Este projeto procurou atender a essa necessidade familiar: resolver a dinâmica dos encontros esporádicos. Além disso, a casa seria habitada por pessoas mais velhas (a geração mais velha da família) e, por isso, os responsáveis procuraram por uma casa que não exigisse muita manutenção. 

Publicidade

Características do projeto

A partir da ideia da planta, o objetivo foi conseguir ambientes amplos e polivalentes que permitissem o conforto de todos os membros da família durante suas visitas.

A partir do projeto, a casa buscou se misturar com a paisagem campestre e aproveitar a luz natural e a ventilação do ambiente durante o dia, oferecendo uma vista direta do pôr do sol, que se projeta atrás de uma montanha e dos moinhos. 

Isto foi possível através de uma ampla galeria e grandes aberturas, que combina esteticamente com o design simples dos antigos galpões da região. Por isso, toda a casa foi revestida com chapa ondulada, o que, por sua vez, é uma forma de minimizar a necessidade de manutenções posteriores e uma tentativa de fazer com que a construção passe despercebida na paisagem natural.

Publicidade

A casa se destaca por três fatores principais: sua capacidade adaptativa, seu design minimamente invasivo à natureza e sua arquitetura simples e de fácil manutenção.

Por que o steel frame foi o sistema construtivo escolhido, nas palavras do arquiteto

O arquiteto Santiago Gregorini, responsável pela construção, explica que, por um lado, o steel frame da Barbieri foi escolhido para melhorar o desenvolvimento do projeto. 

"Sendo uma área rural e aberta onde, muitas vezes, o clima é hostil. Não é positivo para a obra que o trabalho seja realizado integralmente no local", comenta Gregorini.

O sistema de construção em steel frame permite a construção dos painéis em oficina para que possam ser transportados e instalados posteriormente, minimizando o trabalho no local e, com ele, as situações de risco construtivo e econômico.

Publicidade

Por outro lado, o sistema promove ganhos energéticos e térmicos, permitindo reduzir o consumo de energia e a manutenção necessária para o aquecimento e ambientação dos espaços. Ventilação cruzada, estanqueidade e isolamento térmico podem ser alcançados mais facilmente, otimizando todo o sistema de ar condicionado.

Por fim, optou-se também por trabalhar com steel frame devido à sua natureza ágil e dinâmica de operar. Após algumas reuniões virtuais, foi estabelecida uma calibração e conformidade com os painéis, suas alturas e tipos, e nada mais foi necessário.

Website: https://barbieridobrasil.com.br/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se