DNA em copo de café leva a prisão de assassino 46 anos após o crime

A Polícia da Pensilvânia, nos EUA, usou material genético encontrado para solucionar autoria do crime

23 jul 2022 - 15h09
(atualizado às 15h29)

Uma amostra de DNA encontrada em um copo descartado ajudou a polícia dos Estados Unidos a prender um homem acusado do assassinato de Lindy Sue Biechler, 46 anos após o crime. A mulher foi encontrada morta aos 19 anos em 1975 em seu apartamento em Manor Township, no Estado americano da Pensilvânia. 

As informações foram divulgadas em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 18, pelo Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Lancaster e o Departamento de Polícia de Manor Township ao anunciarem a prisão do suspeito.

Publicidade

Na entrevista coletiva, a Promotoria do Condado de Lancaster afirmou que havia prendido, no dia anterior, David Sinopoli, de 68 anos, acusado pelo assassinato após a identificação do material genético na objeto.

Lindy Sue Biechler, morta aos 19 anos em 1975.
Lindy Sue Biechler, morta aos 19 anos em 1975.
Foto: Divulgação / Lancaster County District Attorney's Office

“Este caso foi resolvido por meio do uso de DNA, especificamente de genealogia de DNA e, falando bem honestamente, não sei se algum dia resolveríamos este caso não fosse isso”, afirmou a promotora do condado de Lancaste, Heather Adams, em entrevista coletiva para anunciar o feito.

David Sinopoli, de 68 anos, acusado do assassinato da mulher após 46 anos.
Foto: Divulgação / Lancaster County District Attorney's Office

Em 1975, a mulher foi encontrada morta em seu apartamento com ferimentos à faca. Evidências na cena do crime indicaram que a morte não foi motivada por um roubo, mas, possivelmente, de um crime sexual.

No local, foi encontrado pela polícia material genético na calcinha da vítima, mas testes genéticos feitos à época não foram suficientes para a identificação do assassino.

Publicidade

Apenas 22 anos depois, em 1997, as autoridades puderam realizar um novo teste genético na roupa íntima usada por Biechler. O resultado foi a descoberta de sêmen, além de revelar um perfil genético do suspeito.

Porém, apenas em 2020, com uma tecnologia mais recente e avançada, foi possível descobrir que a pessoa era descendente recente de imigrantes italianos. Após uma investigação, descobriu-se que havia cerca de 2 mil moradores com ascendência italiana vivendo na área no momento da morte de Biechler.

A partir dessas informações, analisando registros de tribunais, bancos de dados públicos, redes sociais, registros judiciais e outros recursos, a polícia chegou ao nome de David Sinopoli, um novo suspeito que. até então, nunca havia sido considerado: Ele tinha vivido no mesmo prédio que Biechler.

Foi então que, em fevereiro, as autoridades seguiram Sinopoli até o Aeroporto Internacional da Filadélfia, onde conseguiram seu DNA em um copo de café que ele havia usado e descartado numa lata de lixo antes de embarcar em um voo. Os investigadores então compararam o DNA do homem com amostras coletadas na calcinha de Biechler.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações