Posso emagrecer sem deixar de lado meu pão francês pela manhã?

Gustavo Feil, médico nutrologista, responde. Tem alguma questão? Mande para ana.lourenco@estadao.com

21 mai 2022 - 05h10

PERGUNTE AO ESPECIALISTA

Posso emagrecer sem deixar de lado meu pão francês pela manhã?

Karen Costa, São Paulo

Publicidade

Responde Gustavo Feil, médico nutrologista com foco em longevidade

Muita gente pergunta isso. Até porque existe uma recorrência de comer todo dia um pão na chapa, que traz um aconchego por ser uma fonte de carboidrato. Mas a resposta é sim. Não tem como, aliás, a gente dizer que não, porque não é ele que engorda. Mas sim os hábitos ao longo de todo o dia.

O problema é que hoje a gente vive numa sociedade muito imediatista. Então queremos tudo para ontem. Ninguém consegue esperar o resultado seguindo um tratamento de acordo e saudável. E isso implica que muitas pessoas acabam fazendo uma alimentação restrita ou restritiva para atingir um certo objetivo a curto prazo, sem pensar nas consequências.

E a dieta pode até dar o resultado esperado, mas tudo isso gera ansiedade, compulsão alimentar. Então o hábito de vida que não é somente na alimentação, importante dizer, é sobre pensar em longevidade e não "dar uma emagrecida" para um evento, por exemplo.

Publicidade

A diferença de fazer uma dieta restritiva está na consciência. Quando a gente come coisas saudáveis diariamente, é óbvio que eu vou poder ir a uma pizzaria, eventualmente, comer um hambúrguer. Mas isso não deve ser uma recorrência.

Temos de aprender a desembrulhar menos e descascar mais. Praticar exercício físico diário - recomendo 45 minutos de caminhada por dia -, meditação diária e evitar drogas, açúcares e bebidas alcoólicas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se