Cidade de SP começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades no sábado

Liberação da Coronavac pela Anvisa torna possível ampliar público; capital recebeu 801 mil doses

20 jan 2022 - 20h15
(atualizado às 20h24)

A Prefeitura de São Paulo informou que dará início no sábado, 22, à vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade sem comorbidades. A ampliação do público foi possível por causa da liberação para uso da Coronavac. O imunizante produzido pelo Butantan poderá ser aplicado em crianças acima de 6 anos. Já as crianças com 5 anos de idade deverão receber a vacina da Pfizer.

A vacina produzida pelo Instituto Butantan foi aprovada nesta quinta-feira, 20, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A capital recebeu 801 mil doses do imunizante. Na sexta-feira, 21, as vacinas serão encaminhadas aos postos de armazenamento e distribuição e, em seguida, serão entregues a todas as regiões e unidades para que a imunização seja iniciada no dia seguinte.

Publicidade

Segundo a Prefeitura, o público estimado nesta faixa etária é de 919.553 crianças.

A vacinação para crianças no sábado estará disponível em 205 postos de vacinação, incluindo 125 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas exclusivamente o público infantil. A partir de segunda-feira, 24, a vacinação infantil estará disponível em todas as 469 UBSs da capital. A lista com os postos que abrirão no sábado está disponível aqui.

Segundo o secretário de Saúde, Edson Aparecido, a liberação da Coronavac pela Anvisa torna possível ampliar a vacinação a todo o público infantil. Nesta semana, teve início em São Paulo a imunização de crianças com comorbidades e deficiência com a vacina da Pfizer - a única que estava aprovada até então para população pediátrica.

Crianças de 5 anos de idade e imunossuprimidos continuarão sendo vacinados exclusivamente com a vacina Pfizer porque a aprovação da Anvisa nesta quinta-feira libera a Coronavac apenas para crianças maiores de 6 anos de idade e que não sejam imunocomprometidas.

Publicidade

Para tomar a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e carteirinha de vacinação.

Veja como ficou o calendário de vacinação na cidade de São Paulo

Quem pode se vacinar no sábado, 22?

Todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, com ou sem comorbidades, podem ser vacinadas neste sábado, 22, na capital paulista.

Qual vacina será dada?

Há duas opções de vacinas liberadas para as crianças: a da Pfizer e a Coronavac. Crianças de 5 anos e aquelas imunocomprometidas (como as que fazem tratamento para câncer) só poderão receber a vacina da Pfizer.

Quais postos estarão vacinando crianças no sábado?

A lista de postos que terão vacinação para crianças neste sábado, 22, está disponível aqui.

O que é preciso levar para a vacinação?

A criança deve estar acompanhada por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e carteirinha de vacinação.

As vacinas para crianças são seguras?

Sim. As vacinas para crianças são seguras. Elas foram amplamente testadas e aprovadas por órgãos reguladores após uma série de estudos. Vários países em todo o mundo já estão vacinando crianças. As reações mais comuns são leves, como dor no local da aplicação.

Publicidade

As vacinas para crianças são eficazes?

Sim. As vacinas para crianças previnem adoecimento e hospitalizações. No Chile, a Coronavac teve efetividade de 90% para evitar internação e de 100% para prevenir admissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) entre as crianças imunizadas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se