Você sabe o que é uma tromba d'água?

O formato é muito parecido com o de um tornado e muitas pessoas confundem os dois fenômenos. Confira!

23 out 2021 - 07h00

Foto: Divulgação - Wikimedia

A tromba d'água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d'água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

Publicidade

Tromba d'água não tornádica X Tromba d'água tornádica

A tromba d'água pode ser do tipo não tornádica como explica a meteorologista Bianca Lobo: "Este tipo de fenômeno se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima". Já o tipo tornádico "tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar".

Trombas d'água podem provocar danos pontuais onde ocorrem, como por exemplo, em embarcações. Causam ventos moderados a fortes e levantam uma coluna de água do mar.

Qual a diferença entre cabeça d'água e tromba d'água?

A cabeça d'água se forma devido a uma grande quantidade de água que surge repentinamente avançando por um rio ou descendo sobre uma cachoeira. O grande volume de água surge de forma muito rápida e faz o nível do rio subir muito e de forma súbita. Na cachoeira, o volume de água aumenta muito rapidamente tornando-se extremamente perigoso, pois a força da massa de água causa um grande arrastão, deslocando pedras, vegetação e o outros objetos.

A cabeça d'água pode ocorrer quando uma chuva muito forte cai sobre a cabeceira de um rio. É um fenômeno extremamente traiçoeiro, pois pode ocorrer mesmo sem ter chovido forte no local atingindo pela massa de água de uma cabeça d'água, pode ocorrer em um lugar mesmo sem estar chovendo na mesma hora neste lugar, ou mesmo sem ter chovido horas antes.

Dica de segurança

Se uma pessoa estiver em um rio ou cachoeira e a correnteza aumentar rapidamente, ou o volume da queda d'água começar a aumentar repentinamente, saia imediatamente da água, pois a massa de água da cabeça d'água chega muito rapidamente.

Publicidade
Foto: Climatempo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se