Turquia começará a usar rublos para pagar por gás russo

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também disse que seu país estenderá o uso do sistema de pagamentos russo Mir

8 ago 2022 - 15h18
Foto: Climatempo

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também disse que seu país ampliará o uso do sistema russo de pagamentos Mir. Anúncios foram feitos um dia após reunião com Vladimir Putin

A Turquia começará a usar o rublo para pagar por parte do gás russo que importa, e pretende aprofundar seus laços com Moscou ampliando o uso do sistema russo de pagamentos Mir, disse neste sábado (06/08) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Publicidade

Erdogan fez os anúncios um dia após reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin, em Sochi. Não foi detalhado qual o percentual dos pagamentos pelo gás russo importado pela Turquia será feito em rublos.

A medida coloca Erdogan em conflito com os Estados Unidos e a União Europeia (UE), que lideraram um movimento internacional para sancionar a Rússia após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

A Turquia é um membro da Otan e tem relações complexas e ambíguas com a Rússia em diversos temas, e mantém canais diplomáticos abertos com Moscou apesar de fornecer drones à Ucrânia.

O país foi um dos mediadores, ao lado da ONU, de um acordo que envolveu Kiev e Moscou para criar uma rota de exportação de grãos através do Mar Negro.

Publicidade

Gás em rublos

O uso do rublo ajuda a Rússia a evitar pagamentos em dólares e as restrições impostas a essas transferências por causa das sanções.

Em março, Putin afirmou que os países considerados hostis a Moscou teriam que pagar em rublos pelo gás, como uma resposta ao congelamento de ativos da Rússia por nações do Ocidente. A Turquia, porém, não aplicou sanções nem é considerada um país hostil por Moscou.

A estatal russa do gás, a Gazprom, já cortou o fornecimento de gás à Letônia, Polônia, Bulgária, Finlândia, Holanda e Dinamarca por se recusarem a cumprir as exigências de pagamentos em rublos.

Em 2021, a Rússia respondeu por cerca de um quarto do petróleo e por quase metade do gás natural importados pela Turquia.

Sistema bancário e turismo

Publicidade

Após a reunião entre os dois líderes, Erdogan disse a jornalistas que há um novo "plano" para melhorar as relações bilaterais, que servirá como "fonte de poder entre a Turquia e a Rússia em termos financeiros".

A Turquia afirmou que cinco bancos estavam se preparando para ampliar o uso do sistema de pagamentos russo Mir, facilitando a vida de turistas russos na Turquia, um dos poucos países da Europa que ainda oferecem voos de e para a Rússia.

A UE, da qual a Turquia não é um país-membro, fechou seu espaço aéreo aos aviões russos e revogou as permissões de aterrissagem para as companhias aéreas russas. As frotas aéreas de empresas russas também foram sancionadas de tal forma que novas peças para aeronaves, além da manutenção, ficaram difíceis de obter.

Além dessas sanções, grandes bancos russos foram excluídos da rede de comunicação bancária transnacional Swift, o que tornou a transferência de dinheiro para russos uma tarefa difícil na maioria dos bancos em todo o mundo.

Publicidade

Os russos foram o segundo maior grupo de turistas na Turquia no primeiro semestre de 2022, superados apenas pelos alemães.

Este conteúdo é uma obra originalmente publicada pela agência alemã DW. A opinião exposta pela publicação não reflete ou representa a opinião deste portal ou de seus colaboradores.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se