Sol, calor e pancadas de chuva pelo Brasil

Onde de calor continua na Região Sul. Mesmo com o enfraquecimento das áreas de instabilidade, há risco de temporal em algumas áreas do país.

22 jan 2022 - 03h45

 Foto: Carajás (PA), por Jorge Silva 

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma forte sistema de alta pressão atmosférica atua no centro-sul do Brasil e reduz a nebulosidade e as condições de chuva. Porém, nuvens carregadas crescem por causa do forte calor. Temperaturas acima do normal continuam a ocorrer na Região Sul.

Publicidade

Pancadas de chuva ocorrem por todo o país.  

5 maiores temperaturas no Brasil em  21/01/2022 (Inmet)

Uruguaiana (RS): 41,8°C (  maior temperatura no Brasil no dia)

São Luiz Gonzaga (RS): 40,5°C

São Gabriel (RS): 40,2°C

Publicidade

Bagé (RS): 40,0°C

São Vicente do Sul (RS): 39,9°C

5 capitais mais quentes no Brasil em  20/01/2022 (Inmet)

Boa Vista (RR): 37,4°C

Teresina (PI): 36,5°C

Palmas (TO): 36,4°C ( recorde para 2022)

Porto Alegre: 35,8°C

Goiânia (GO): 34,5°C

Belém, capital do Pará, bateu o recorde de calor para o ano de 2022 com a temperatura máxima de 33,9°C. O recorde anterior era de  33,3°C em 20 de janeiro.

Publicidade

Previsão do tempo para 22/01/2022 -sábado

Sábado com sol, calor, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todo o Brasil. Há risco de chuva forte em vários estados, de todas as Regiões. 

O sol predomina e não chove no planalto do RS, em SC (exceto no oeste), no centro, sul, leste e norte do PR, no centro e sul de SP e na Baixada Santista, no litoral e norte do RJ, no leste e norte de MG, no oeste e sul de MS.

Dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora no litoral do AP, no AM, no AC, no litoral entre o PA e o CE e no litoral da BA.

Alertas meteorológicos para 22/01/2022 -sábado

Onda de calor continua atuando no Sul do Brasil atingindo também áreas dos estados de SP e de MS

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Teresina, São Luís, Fortaleza, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco

Publicidade

Alerta para temporais: no AM, no AC, em RO, no oeste e sul de RR, noroeste do MT, no litoral sul da BA, na região do Alto Paranaíba e na Serra da Canastra, em MG e na Campanha gaúcha; 

Atenção para chuva moderada no litoral norte da BA, incluindo Salvador

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes no centro, leste e nordeste  do RS, incluindo a Grande Porto Alegre, no norte de SP, no centro-sul, Triângulo , noroeste de MG e Vale do Jequitinhonha (MG), em MT (exceto no sul do estado), em GO (exceto no sul do estado), no DF, oeste e noroeste da BA, MA, PI, CE, sertão de PE e da PB, TO , PA, AP

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações