Região Sudeste do Brasil - previsão para o inverno 2022

Estação será marcada por pouca chuva no Sudeste. Confira os detalhes da previsão para o inverno 2022.

20 jun 2022 - 06h12

O inverno de 2022 no Hemisfério Sul tem início às 6h14 do dia 21 de junho, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.

Foto: Climatempo

Região Sudeste do Brasil - previsão para o inverno 2022

Publicidade

La Niña

O fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade.

O La Niña é caracterizado pela situação de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador.

Impactos do fenômeno La Niña no inverno de 2022

  • redução do volume e da frequência de chuva na Região Sul do Brasil;
  • aumento da chuva no extremo norte do país, afetando o nível dos rios da bacia amazônica;
  • aumenta a frequência da  passagem das frentes frias pelo centro sul do Brasil, mas a maioria das frentes frias são oceânicas e poucas conseguem ter influência relevante no interior do país.

Situação do oceano Atlântico 

  • o oceano Atlântico, na costa norte e na costa leste do Nordeste do Brasil está mais quente do que o normal.  Esta situação persiste durante todo o inverno e estimula a formação de Distúrbios Ondulatórios de Leste e de nuvens carregadas sobre o oceano, que eventualmente avançam para o continente.
  • o contraste térmico da água do mar entre a costa sul/sudeste do Brasil  e a costa do Uruguai e da Argentina está desfavorável para a permanência prolongada das frentes frias na costa da Região Sul ou do Sudeste.

Ondas de frio

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.

Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.

Publicidade

A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Brasil.

O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.

Previsão para o inverno 2022 na Região Sudeste do Brasil

Os meteorologistas Josélia Pegorim e Vinícius Lucyrio comentam os principais aspectos do inverno de 2022 na Região Sudeste do Brasil, de acordo com a previsão elaborada pela Climatempo. O fenômeno La Niña vai influenciar o clima durante toda a estação.

]

Principais características do inverno 2022 na Região Sudeste do Brasil

Uma das principais características do inverno na região Sudeste do Brasil é o predomínio de dias secos e ensolarados. As médias de precipitação são baixas ao longo da estação em toda a Região. Os maiores volumes médios de chuva variam de 80 a 100 mm, apenas em setembro, em algumas áreas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro .

O inverno de 2022 deve ser marcado por poucas precipitações sobre a Região Sudeste do Brasil. A maioria das frentes frias vai conseguir espalhar ar úmido só sobre regiões e  estados próximos ao mar.

A previsão da Climatempo é de que os volumes de chuva fiquem dentro da normalidade, na maioria das áreas da região, nos meses de julho e agosto

Publicidade

Em julho, algumas áreas no Triângulo Mineiro, no norte e no leste do estado de São Paulo podem receber um pouco mais de chuva do que a média normal. 

Em agosto, o litoral norte do Rio de Janeiro, o litoral do Espírito Santo, e a região do vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, também podem ter um pouco mais de chuva do que a média.

Para setembro, a previsão é de que chuva dentro abaixo do normal em Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Algumas áreas no centro-oeste e norte do estado de São Paulo podem terminar o mês com um pouco mais de chuva do que a média. No leste de São Paulo a previsão é de que chuva menos do que o normal.

Temperatura

Durante o mês de julho, a temperatura deve ficar dentro é um pouco abaixo do normal na maioria das áreas de Minas Gerais do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O norte de Minas tende a ter temperaturas dentro um pouco acima do normal. 

No estado de São Paulo, a maioria das áreas deve terminar julho com temperatura dentro da normalidade, mas em algumas áreas no oeste no extremo norte do estado a pode ficar ligeiramente abaixo da média.

Publicidade

Já para os meses de agosto e setembro, a previsão de que as temperaturas ficam dentro a um pouco acima da média na maioria das áreas da região Sudeste do Brasil.

Em agosto, pequenas porções no Espírito Santo no vale do Rio doce do Jequitinhonha podem ter temperatura ligeiramente abaixo da média.

Geada

O maior risco de geada na região Sudeste do Brasil é durante o mês de julho. O fenômeno poderá ser observado em várias áreas do estado de São Paulo e também no sul de Minas.

Em julho não se descarta um novo episódio de geada em áreas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a região serrana do Rio de Janeiro também poderá registrar algumas geada em julho.

No mês de agosto, embora a possibilidade de gera já seja bem melhor do que em julho, há possibilidade de ocorrência em áreas do Sul de Minas e na divisa de São Paulo com Paraná.

Publicidade

A chance de geada em setembro é remota.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se