Primavera 2021: previsão para a Região Norte

Estação tem início no dia 22 de setembro, às 16h21, e termina em 21 de dezembro de 2021, às 12h59 (hora de Brasília)

18 set 2021 - 11h24

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão. 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, a primavera é uma estação de diminuição da chuva sobre o centro-norte da Região Norte do Brasil. É a época de pouca chuva em Roraima, no Amapá, no norte do Pará e do Amazonas. Por outro lado, a chuva aumenta na parte sul da Região Norte, em áreas como Tocantins, no Acre e em Rondônia.

Publicidade

Primavera com La Niña

A primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento na La Niña,  na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. A Região Norte do Brasil é uma das que mais sentem a influência do La Niña, que é caracterizado por temperatura abaixo do normal a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial 

O fenômeno La Niña atua no sentindo de aumentar a chuva sobre o Norte do Brasil e foi responsável pelo grande volume de chuva ocorrido no verão e outono de 2021, que resultou no novo recorde de maior nível atingido pelo rio Negro, em Manaus  

O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022.

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Norte do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo.

Publicidade

Resumo da previsão para a Região Norte

Setembro: chuva acima da média em RR, no noroeste do PA, AM, AC e RO. Dentro a abaixo da média nos demais estados; temperatura dentro a acima da média histórica.

Outubro: chuva acima da média em quase toda a Região Norte; abaixo da média em RR e nordeste do AM; temperatura dentro a acima da média em toda a Região.

Novembro: volume de chuva acima da média, de forma geral; temperatura dentro da média na maior parte da Região;

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações