Mudanças climáticas podem comprometer crescimento econômico

Aumento global das temperaturas prejudica evolução do PIB em quase um quarto dos países, aponta estudo

10 ago 2022 - 17h48
Foto: Climatempo

Imagem: Getty Images

De danos às colheitas a falhas de resfriamento em data centers baseados em nuvem, as mudanças climáticas afetam uma ampla variedade de setores econômicos. Quase um quarto dos países já sente os efeitos da elevação global das temperaturas sobre o Produto Interno Bruto (PIB), revela um estudo realizado pela Universidade da Califórnia.

Publicidade

As economias são sensíveis a choques de temperatura persistentes ao longo de pelo menos 10 anos, e impactam o crescimento econômico em cerca de 22% dos países analisados pelo levantamento publicado hoje na revista Environmental Research Letters. A pesquisa avaliou dados de PIB do Banco Mundial cobrindo 217 países no período de 1961 a 2017.

O método utilizado pelos cientistas responsáveis pela pesquisa, que incluíram especialistas do Instituto Europeu de Economia e Meio Ambiente, na Itália, envolveu o isolamento dos efeitos persistentes da temperatura na economia e a análise de modos mais baixos de oscilação do sistema climático. 

Resta saber ainda se o aumento da temperatura global causa impactos permanentes e cumulativos na economia de mercado, ou se existe a possibilidade de se recuperar a cada ano. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se