Feriado do Dia do Gaúcho com temporais no RS

Chuva forte com vendavais marcam o Dia do Gaúcho, importante feriado no Rio Grande do Sul, comemorado nesta segunda-feira (20).

18 set 2021 - 14h06

Foto: iStock

Um dos mais importantes feriados no Rio Grande do Sul é comemorado nesta segunda-feira (20), o Dia do Gaúcho. Festas e eventos tradicionais ao ar livre caracterizam essa data tão importante no estado, mas infelizmente as condições de tempo não estarão muito favoráveis às comemorações em ambientes abertos. 

Publicidade

Previsão para o domingo  (19)

Os temporais começam já neste domingo. Uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Argentina avança para o oeste gaúcho, junto com a presença de mais áreas de instabilidade espalham chuva forte, começando pelo oeste do estado. A chuva ocorre a qualquer momento na Fronteira Oeste, Missões e no noroeste do RS, além de parte da região central. 

Em Porto Alegre, no começo da tarde de domingo já há aumento de nuvens no céu; mas a chuva chega entre o final da tarde e início da noite com moderada intensidade e chances de raios. 

Previsão para o Dia do Gaúcho, segunda (20)

Na segunda-feira (20) as pancadas fortes e temporais ganham mais força no estado. Há a formação de um ciclone extratropical (uma área de baixa pressão atmosférica) na costa do Rio Grande do Sul, a qual dá origem nesse mesmo dia (no período da noite) a uma frente fria.

Os acumulados de chuva prometem ser elevados na metade sul e no extremo nordeste do RS, como nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, central, além do litoral, e serra e região metropolitana de Porto Alegre.  Ventos fortes na costa e trovoadas em todo o estado.

Publicidade

Ciclone ainda provocará vendavais e mar agitado

A chuva começa a diminuir a partir de terça, mas os ventos ganharão mais força com rajadas de até 90 km/h no litoral gaúcho; além disso, o mar também ficará agitado, com ondas de até 3 metros de altura. Isso tudo por conta de um forte ciclone extratropical na costa do estado. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se