Chuva nos extremos e ar seco no interior do país

Domingo com chuva forte no Sul, Norte e Nordeste do Brasil. O ar seco ainda atua nas demais Regiões e a umidade relativa do ar entra em declínio.

3 jul 2022 - 07h22
(atualizado às 10h55)

 

Nebulosidade sobre o Brasil

A chuva se concentra na faixa norte e sul do Brasil. Com destaque para as ondas de leste que trarão bastante chuva entre o norte do Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco.

Instabilidades tropicais, mais o calor e a alta umidade seguem causando chuva no norte do Nordeste. Além disso, no Amapá ainda se tem o reforço da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.

Publicidade
Foto: Climatempo

Sobre o Rio Grande do Sul, as precipitações acontecem por conta da umidade que vem da Região Norte do Brasil, mais uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Rio Grande do Sul e mais o resquício de uma frente fria, que vai para o alto mar. 

Previsão do tempo para 03/07/2022- domingo

Para a Região Sul está previsto que no Paraná e em Santa Catarina sigam com tempo firme neste domingo(03), com o sol predominando entre variação de algumas nuvens e com temperaturas mais agradáveis, além de um aumento da sensação de calor no norte e oeste do Paraná. Já no Rio Grande do Sul, as instabilidades predominam e há possibilidade de chuva moderada, com pontos fortes no nordeste do estado gaúcho, pela manhã, como na região metropolitana de Porto Alegre, na serra e no litoral norte gaúcho.

A Região Sudeste também segue sob influência de uma massa de ar seco e o tempo firme predomina neste domingo. O sol brilha em todo o Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com uma manhã de temperaturas amenas e que ao longo do dia, dá lugar a sensação de calor. 

Na Região Nordeste:  interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí permanecem com tempo firme. Há condições para chuva forte e com alertas de acumulados elevados e potencial para danos (como deslizamentos de terra) em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, além do norte do Ceará. 

Publicidade

Destaque para a chuva frequente e volumosa entre o leste pernambucano e o Rio Grande do Norte, além do norte e do litoral do Ceará com chuva forte e acumulados altos, em especial entre domingo e segunda. O Rio Grande do Norte continua com tempo bastante carregado e tem registro para grandes acumulados de chuva neste domingo.

A massa de ar seco ainda atua na Região Centro-Oeste e o tempo firme predomina nos três estados e no Distrito Federal. O sol brilha forte, há pouca variação de nuvens, faz bastante calor e os índices de umidade relativa do ar segue abaixo de 30%.

O tempo firme predomina na maior parte do estado de Rondônia e do Tocantins. Nas demais áreas da Região Norte, há previsão para pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, com atenção para a chuva mais forte no norte do Amazonas e do Pará e pelo estado de Roraima e do Amapá. Mesmo com o tempo instável em parte da Região Norte, a sensação é de abafamento.

Alertas meteorológicos para 03/07/2022 - domingo

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Macapá, Belém, Boa Vista, Manaus, São Luís, Fortaleza e Maceió.

Perigo para chuva frequente e volumosa, em Natal, João Pessoa e Recife.

Publicidade

Perigo para chuva frequente e volumosa, que pode variar na média entre 100 e 300mm, com intensidade moderada a forte, com raios e ventos no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco.

Acumulados de chuva bem elevados no norte e no litoral do Ceará. 

Chuva com volumes altos no norte do Pará e do Amazonas e no Amapá e em Roraima, além do norte do Maranhão.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte em Roraima, no norte do Amazonas e do Pará, no Amapá, no norte do Maranhão, e nos litorais do Piauí e do Ceará.

Atenção para rajadas de vento que chegam aos 50 km/h no norte e leste do Piauí, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, na Paraíba, em Sergipe e em Alagoas, no norte e nordeste e capital da Bahia.

Publicidade

Atenção para rajadas de vento que chegam aos 50 km/h no nordeste e norte do Rio de Janeiro, e na região da Baixada Litorâneas no Rio de Janeiro, e no sul do Espírito Santo, e no Rio Grande do Sul.

Risco de ressaca no litoral Nordeste no domingo(03), e que vai durar até o final da segunda-feira (04) entre Ilhéus(BA) e Natal(RN). Com ondas de 2,5 metros de altura. Por conta da circulação dos ventos de uma área de alta pressão atmosférica no mar.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% sobre Goiás, no sul do Tocantins, no sudeste e leste do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no norte e noroeste do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 20% e 30% na maior parte do estado de São Paulo, no centro norte do Paraná, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, no oeste, centro, norte e nordeste do Mato Grosso, no sudeste do Pará, no centro norte do Tocantins, no oeste da Bahia, no sul, centro, oeste e noroeste de Minas Gerais, no extremo leste de Goiás e no Distrito Federal.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações