Chuva avança para áreas de café de Vitória da Conquista (BA)

Veja onde a chuva irá ficar concentrada nos próximos 7 dias no país

1 dez 2021 - 16h58

Choveu bastante no sul do Espírito Santo e áreas próximas da zona da mata de Minas Gerais. Veja abaixo os dados, do período entre 7h da manhã do dia 31/11 até 7h do  01/12, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Alfredo Chaves-ES: 130mm

Publicidade

Municípios produtores 

Itumbiara-GO: 80mm (cana)

Muriaé-MG: 70mm (café)

Santa Teresa-ES: 60mm (café)

Publicidade

Colatina-ES: 50mm (café)

Viçosa-MG: 50mm (café)

Rio Claro-SP: 45mm (cana)

Passos-MG: 40mm (café)

Araguaína-TO: 40mm (soja)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes rajadas de vento foram observadas no sul do Espírito Santo na noite do dia 31 de novembro. 

Rajada de vento de 88km/h em Presidente Kennedy-ES

Publicidade

Rajada de vento de 82km/h em Alfredo Chaves-ES

"A situação é preocupante, principalmente nas próximas horas para a Bahia. Áreas de instabilidade associadas a frente fria e a umidade toda da Amazônia avança para uma região que já foi atingida por tempestades no final da semana passada. Como é o caso de Itamarajú, Eunapólis, Teixeira de Freitas. Entre a quinta-feira (02/12) e sexta-feira (03/12), há uma tendência de volumes significativos de chuva próximos de 100mm", prevê o agrometeorologista Celso Oliveira.  

A chuva também avança para a região produtora de café de Vitória da Conquista. Se por um lado aumenta a umidade do solo e favorece o desenvolvimento das culturas, por outro, causa transtornos nos centros urbanos por causa do vento forte.

Chance de geada

Há chance de geada na próxima madrugada (02/12) em Urupema-SC. De acordo com o Ciram, hoje (01/12) fez 4,9°C e a tendência é de temperatura 1°C mais baixa amanhã, ou seja, mais próxima dos 4°C.

Outro local com frio nos próximos dias será a Serra da Mantiqueira. Não será estranho a região de Maria da Fé-MG, produtora de azeitona, amanhecer com 8°C no sábado, sem danos para a agricultura

Tendência

Nos próximos 7 dias, a chuva fica concentrada no centro-norte do país e atinge boa parte do Matopiba, centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, no pantanal de Mato Grosso do Sul e em parte da Região Norte. 

Publicidade

A Região Sul tem previsão de pouca chuva. A umidade do solo é baixa, principalmente na região central do Rio Grande do Sul. No domingo (05/12), há previsão de chuva na serra gaúcha, leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. 

Do dia 08 até o dia 14 de dezembro, a expectativa é de muita chuva em boa parte do Brasil. Chuva acima dos 250mm neste período previsto para o centro de Minas Gerais. No município de Pompéu-MG entre 08 e 11 de dezembro, há possibilidade de acumulados de 230mm, ou seja, mais de 80% do normal para todo o mês de dezembro somente em quatro dias.  

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Publicidade

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se