Brasil tem pouca chuva e temperatura em elevação nesta sexta

Frente fria se afasta no mar, mas Sul ainda pode ter pancadas de chuva. Umidade do ar cai ainda mais no Sudeste e Centro-Oeste com elevação da temperatura.

25 jun 2021 - 05h39

Foto: por do sol em Barra da Estiva (BA),por Flavio Santos

Nebulosidade sobre o Brasil

Após temporais no Sul do Brasil, as nuvens carregadas de uma frente fria e de seu ciclone extratropical saem do continente para o mar, na costa da Região Sul. Durante esta sexta-feira, 25 de junho, este sistema continuam se afastando do país, mas algumas nuvens carregadas ainda vão crescer sobre o Sul do Brasil.

Publicidade

As regiões Sudeste e  Centro-Oeste, o Acre, Rondônia, o sul do Amazonas e do Pará e a maioria das áreas do Tocantins e do interior do Nordeste do Brasil estão com poucas nuvens por causa da influência de grande massa de ar seco. A baixa umidade no ar evita o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. 

Nuvens de chuva se formam sobre parte do Norte com o calor e a grande disponibilidade de umidade no ar. Algumas nuvens carregadas crescem no litoral do Nordeste.

Previsão do tempo para 25/6/2021 - sexta-feira

O sol e o tempo seco predominam sobre o Brasil nesta última sexta-feira de junho. Com a pouca influência de ar polar e o sol forte, a temperatura fica alta, acima dos padrões comuns para junho.

O tempo fica firme, sem condições de chuva sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, sul do Pará, no Tocantins e pelo interior do Nordeste. Pancadas de chuva com raios à tarde e à noite nas demais áreas da Região Norte.

Publicidade

Há previsão de pancadas de chuva no leste do Nordeste, no norte e litoral do Ceará, no norte do Piauí. Pancadas de chuva com raios acontecem principalmente a partir da tarde no litoral, no centro-oeste e norte do Maranhão.

No Sul do Brasil, pancadas de chuva ocorrem  no oeste, centro-sul e leste do Paraná, em Santa Catarina e na faixa norte do Rio Grande do Sul. A temperatura fica baixa neste estado e em Santa Catarina.

Atenção: Forte onda de frio chega ao Brasil a partir do domingo, 27 de junho

Alertas meteorológicos para 25/6/2021

Atenção para chuva moderada a forte, com raios, ventos por vezes fortes no leste e noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná, centro-oeste e noroeste do Amazonas, no centro-norte de Roraima, no litoral do Pará e região de Macapá (AP).

Atenção para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no centro-oeste e sul de Goiás, leste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul, noroeste de São Paulo e Triângulo Mineiro.. 

Publicidade

Fique atento: possibilidade de neve no Sul no começo da próxima semana

Atenção para o ar muito seco ,com umidade relativa do ar entre 21% a 30% nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal, no centro-oeste da Bahia, no sul do Piauí, sul do Maranhão, no centro, sul, oeste e sul do Tocantins, oeste de Minas Gerais, norte e centro-oeste de São Paulo e norte do Paraná.

Atenção para  mar agitado no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações