Climatempo participa de Encontro de Gestores de Defesa Civil

Climatempo Projetos Governamentais marcou presença no 2° Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Defesa Civil

16 ago 2022 - 14h06
(atualizado às 14h30)

Na última quarta-feira,10 de agosto, foi realizado o 2° Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Defesa Civil, do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONGEPDEC de 2022. O evento aconteceu no Salão Alberto Pasqualine do Palácio do Piratini, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A Climatempo Projetos Governamentais esteve presente com a meteorologista Cátia Valente, Head de Projetos Governamentais, que comentou sobre a atuação da Sala de Situação do Estado do Rio Grande do Sul. A meteorologista demonstrou que a Sala funciona como um centro de prevenção, monitoramento e mapeamento de eventos hidrometeorológicos ligada à Agência Nacional de Águas (ANA) e Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. Atualmente, a Sala de Situação opera 24 horas e sete dias por semana, monitorando as condições hidrometeorológicas com a finalidade de prever e minimizar os efeitos adversos de secas e inundações. 

Publicidade

Ao longo da apresentação foram apresentados todos os produtos e serviços gerados pela Sala, incluindo boletins diários, semanais, mensais, avisos e alertas, além do Portal da Sala, onde a população pode acessar e baixar os dados e conteúdo.

Foto: Climatempo

Divulgação

SIMA/RS - uma solução inédita para a ampliação da capacidade de preparação e resposta a eventos hidrometeorológicos adversos no Brasil.

No mês de março de 2022, o Rio Grande do Sul implementou uma regulamentação inédita no Brasil voltada ao compartilhamento de dados hidrometeorológicos entre municípios, Estado e entidades privadas denominado "Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta / RS", ou SIMA/RS, como ficou conhecido.

Publicidade

A ideia do SIMA/RS se traduz pela possibilidade de empreender esforços conjuntos para ampliar a capacidade de monitoramento e alerta em todo o estado, compartilhando informações, custos operacionais e, o mais importante, estabelecendo uma plataforma integradora entre a Sala de Situação do Estado e os municípios.

Com isso, a Sala de Situação do Rio Grande do Sul, operada pela Climatempo, irá disponibilizar aos municípios membros do SIMA-RS acesso ao SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo), o qual desempenhará o papel de plataforma integradora, permitindo o acesso cruzado às informações hidrometeorológicas de todo o Estado, de forma geral, e monitorando pontos específicos de cada município para os riscos de raios, ventos, chuva e queimadas, conforme seu interesse.

A apresentação do SIMA/RS também fez parte do 2º Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Defesa Civil, contando com a participação da Vertical de Projetos Governamentais Climatempo como entidade privada parceira do processo.

Saiba mais sobre a ferramenta

Fale com a Climatempo Projetos Governamentais e saiba mais a respeito das soluções oferecidas para Salas de Situação. Aproveite também para conhecer mais a ferramenta integradora pensada e desenvolvida para a proteção das comunidades.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações