PF e ANM deflagram operação contra garimpeiros no Pará

Ação ocorre após o Estadão revelar o controle total da região pelo crime organizado

19 mai 2022 - 17h01
(atualizado às 17h20)

A Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) deflagraram nesta quinta-feira, 19, uma operação contra alvos de extração ilegal de manganês no Pará, nas regiões de Curionópolis e Marabá. A ação ocorre após o Estadão revelar o controle total da região pelo crime organizado. Por meio do cruzamento de áreas de mineração concedidas à mineradora Vale e de imagens via satélite, a denúncia expôs a atuação pesada de centenas de máquinas e caminhões ilegais, em extrações clandestinas realizadas em plena luz do dia.

A entrada dos policiais e fiscais da ANM causou revolta em parte dos garimpeiros, que tenta bloquear as estradas de acesso até os três britadores industriais usados na região. Trata-se de máquinas de grande porte instaladas para quebrar as jazidas de manganês, pedras de alto valor vendidas no mercado internacional, para abastecer a produção de aço.

Publicidade

A reportagem teve acesso a vídeos gravados por celular por moradores locais e que estão circulando por grupos de WhatsApp que reúnem garimpeiros da região, além de vídeos gravados por agentes federais. As imagens mostram pessoas queimando pneus, madeira e objetos no meio de estradas de terra, para impedir a passagem da operação. Máquinas estão sendo utilizadas pelos policiais para remover esses bloqueios.

As ações ocorrem nas proximidades da Vila Alto Bonito, zona rural entre os municípios de Curionópolis e Marabá. O alvo são as máquinas de trituração utilizadas há tempos nas três áreas conhecidas como "JK", "Paraíba" e "Luquinhas". As operações policiais, que também contam com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devem prosseguir nesta sexta-feira.

Como revelou reportagem na última sexta-feira, 13, a mineradora Vale, dona de direitos minerários em oito grandes áreas de Marabá, tenta vender esses títulos a outras empresas. A Vale nunca fez extração do manganês em suas áreas, mas viu suas áreas serem invadidas nos últimos anos pela extração ilegal. Nenhuma solução concreta, porém, foi dada até hoje a essas invasões.

Agente da Polícia Federal durante busca na Reserva Indígena Parakanã, no Pará
Agente da Polícia Federal durante busca na Reserva Indígena Parakanã, no Pará
Foto: Reprodução/PF

Na prática, a Vale tenta escapar, agora, do enorme passivo ambiental que passou a acumular nas áreas que possui direito de mineração. Na oferta que fez a interessados no negócio, a empresa declarou que não iria levá-los para visitas técnicas na região, por medo dos invasores. "Em virtude das atividades de lavra clandestina que vêm sendo desenvolvidas por terceiros na área do Projeto Buriti, a Vale não patrocinará visitas ao local", declarou a Vale, no documento sigiloso no qual oferece as áreas a potenciais compradores.

Publicidade

As denúncias publicadas pelo Estadão chegaram ao conhecimento dos donos do negócio ilegal, que tentaram reagir. Um dia depois da publicação, caminhões seguiram até as áreas de extração e foram carregados com 800 toneladas de manganês. Na madrugada do domingo, eles deixaram as minas clandestinas e tomaram a BR-155 em comboio, seguindo no sentido do porto de Barcarena, no litoral do Pará. Foi uma movimentação anormal. Para disfarçar o crime, caminhões costumam sair de forma separada, sem grandes agrupamentos.

O comboio chamou a atenção de agentes da PRF, que montaram um bloqueio. Um dos motoristas tentou passar pela operação, mas foi parado pelos policiais. Ao todo, quatro motoristas foram conduzidos à delegacia. Outros dez motoristas, ao perceberem a operação, simplesmente pararam seus veículos no acostamento, trancaram os caminhões e fugiram às pressas para o mato, conforme informações confirmadas por Geraldo Almeida, chefe substituto da Delegacia da PRF de Marabá.

A mineradora Vale alega que, por não ser a dona da terra, mas sim do direito de extrair o minério, "sequer tem acesso ao local ou legitimidade para retirar eventuais invasores". A empresa diz que "promoveu denúncias junto aos órgãos competentes, municiando-os das informações de que dispunha a fim de contribuir para a apuração e fechamento das atividades clandestinas".

Conforme série de reportagens sobre o assunto publicadas pelo Estadão desde abril, a exportação de manganês tem sido marcada por esquemas fraudulentos montados para driblar órgãos de controle. Um dos golpes mais utilizados se dá com o uso de notas fiscais frias, nas quais empresas omitem os verdadeiros locais de onde retiram milhares de toneladas do minério, promovendo saques em unidades de conservação florestal, terras indígenas e áreas de concessões privadas, como as da Vale.

Publicidade

Nem a Vale, tampouco o poder público ou os órgãos de fiscalização assumem o ônus pela atividade industrial e criminosa, se eximindo da responsabilidade de combater as ações ilegais e dar fim ao dano ambiental e à evasão de divisas.

No Brasil, estão localizadas 10% das reservas mundiais de manganês. Com esse volume, o Brasil é hoje o quarto maior mercado mundial do insumo, atrás apenas de Ucrânia, África do Sul e Austrália.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se