O que é a variante delta do coronavírus?

Nova mutação do coronavírus vem rapidamente se espalhando pelo mundo e ameaça aqueles que ainda não foram vacinados

29 jul 2021 - 08h00
A variante delta do coronavírus é uma mutação do vírus original
A variante delta do coronavírus é uma mutação do vírus original
Foto: fdr

Em primeiro lugar, o que é uma variante?

É uma mutação, uma versão nova do coronavírus. Vírus passam por mutações com muita rapidez e conseguem gerar essas variantes em pouco tempo. 

Publicidade

O que é a variante delta?

Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2020 e, rapidamente, tem se tornado a principal versão do vírus pelo mundo. Ela é uma das muitas versões do coronavírus que já foram identificadas pelo mundo e ganhou o nome de delta. 

Por que a variante delta preocupa?

Porque ela tem uma capacidade maior de infectar as pessoas e de se espalhar. Ela é 50% mais rápida que a primeira variante do coronavírus, a alfa. Esta, por sua vez, era 50% mais rápida do que a versão original do coronavírus causador da covid-19. Os cientistas explicam que uma pessoa infectada com o coronavírus original pode infectar até 2,5 pessoas. Se a infecção for com a variante delta, esse número chega a 4 pessoas. 

Publicidade

Pessoas vacinadas precisam se preocupar?

Conforme o que sabemos até agora, quem já está totalmente imunizado também tem proteção contra a delta. Pessoas não-imunizadas e criança são as que estão em risco. Mesmo assim, todo mundo deve continuar se protegendo para evitar que variante delta se espalhe ainda mais.

Me Explica
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações