Vídeo mostra tornado que atingiu cidade dos EUA, e não do Paraná

IMAGENS DE FENÔMENO QUE ATINGIU GARY, NA DAKOTA DO SUL, FORAM TIRADAS DE CONTEXTO EM POSTAGENS NO INSTAGRAM

11 nov 2025 - 12h30

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria um tornado atingindo uma cidade do Estado do Paraná. A gravação retrata um funil de vento denso tocando o solo em uma área verde aberta.

Imagens de tornado que atingiu Gary, em Dakota do Sul, foram registradas por caçador de tempestades profissional em junho deste ano
Imagens de tornado que atingiu Gary, em Dakota do Sul, foram registradas por caçador de tempestades profissional em junho deste ano
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Na verdade, os registros são de um tornado que atingiu a cidade de Gary, no estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, em junho deste ano. O vídeo foi publicado no Instagram pelo caçador de tempestades Ricky Forbes (aqui).

Publicidade

Saiba mais: As imagens não mostram o deslocamento de nenhum dos três tornados que atingiram cidades do Paraná na última sexta-feira, 7. O mais intenso deles provocou ampla destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Estado.

A velocidade dos ventos no tornado mais intenso foi estimada entre 300 e 330 km/h. Ele destruiu 90% da área urbana, deixou seis mortos no município e mais de mil pessoas desalojadas.

O fenômeno foi classificado na categoria EF3 na escala Fujita (índice usado para classificar a intensidade dos tornados), que vai até cinco.

Nas redes sociais, imagens antigas, manipuladas e geradas por IA têm sido compartilhadas como se fossem registros que mostrariam o tornado.

Publicidade

Vídeo de tornado atingindo cidade no Paraná foi gerado por IA

A partir de uma busca reversa (veja aqui como fazer), o Verifica identificou que o vídeo atribuído ao tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu foi publicado pelo caçador de tempestades Ricky Forbes no dia 23 de julho, no Instagram.

Na legenda da postagem, ele menciona que o evento climático foi registrado no dia 28 de junho, perto da cidade de Gary, no estado de Dakota do Sul.

"Este tornado EF3+ estava rasgando o solo bem diante de nós - ventos acima de 140 mph (milhas por hora), estrutura totalmente condensada, e aquela rotação não era brincadeira. Um dos momentos mais impressionantes de perto da temporada... e, felizmente, nenhuma vida foi perdida. Essa cena ocorreu no mês passado, em 28 de junho, perto de Gary, Dakota do Sul", diz a legenda.

O tornado que atingiu Gary foi noticiado por veículos de imprensa como a CBS News, sites de notícias locais (aqui e aqui) e pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (aqui). O fenômeno provocou destruição em galpões e plantações, atingiu uma fazenda e deixou duas pessoas feridas. Não houve registro de mortes.

Publicidade

Três tornados atingiram o Estado do Paraná

Na última sexta-feira, 7, três cidades do Paraná foram atingidas por tornados com ventos de até 330 km/h. Além de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada pelo fenômeno, tornados também foram registrados nos municípios de Guarapuava e Turvo, com ventos de até 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar).

O evento meteorológico foi considerado o mais devastador da história recente do Estado e deixou ao menos sete pessoas mortas. Mais de 800 receberam atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde estadual.

Conforme mostrou o Estadão, em Rio Bonito do Iguaçu, equipes da Defesa Civil, da prefeitura e outros órgãos estaduais e federais tentam definir um plano de reconstrução da cidade a partir de estudos técnicos. O governo estadual calcula que apenas a reconstrução de uma nova escola e de um ginásio de esportes deverá custar cerca de R$ 15 milhões.

O porta-voz da prefeitura, Alex Garcia, reforçou que ainda não há levantamento financeiro consolidado, mas afirmou que a prioridade agora é por doações de materiais de construção e de mão de obra.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações