Vídeo de protesto em Salvador feito com ferramenta de IA engana usuários

CONTEÚDO SINTÉTICO PUBLICADO NO TIKTOK MOSTRA MANIFESTANTES SEM SABER RESPONDER QUAIS SERIAM SUAS DEMANDAS

3 nov 2025 - 09h47

O que estão compartilhando: vídeo que mostra um homem entrevistando manifestantes de esquerda durante um ato em Salvador, na Bahia. Ao abordar os participantes, ele pergunta o motivo da presença no evento, mas os entrevistados demonstram não saber por que estavam protestando.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A gravação foi gerada por uma ferramenta de inteligência artificial chamada Sora, que cria vídeos realistas a partir de comandos de textos. Os conteúdos criados pelo modelo, que pertence à OpenAI, dona do ChatGPT, possuem uma marca d'água visível indicando o uso da tecnologia. Na peça verificada, é possível identificá-la em diferentes trechos do vídeo.

Publicidade

Saiba mais: publicado no TikTok, o vídeo sintético cria o cenário de uma manifestação que teria ocorrido no Farol da Barra, em Salvador, organizada por grupos de esquerda. Na gravação, os manifestantes aparecem dando respostas que sugerem ter sido pagos para ir ao evento ou que desconhecem o motivo do protesto. Até a publicação desta verificação, o conteúdo acumulava mais de 90 mil visualizações.

Além da marca d'água do Sora (veja na imagem abaixo), a gravação apresenta sinais visíveis de manipulação, o principal deles aparece no cenário ao fundo dos entrevistados. O vídeo exibe uma multidão que supostamente representaria o público da manifestação, mas as pessoas aparecem praticamente estáticas, com poucos movimentos. Em alguns trechos, apenas as bandeiras nas mãos dos manifestantes se mexem, de forma acelerada e descompassada em relação ao restante da imagem.

Também há diferenças notáveis na qualidade das imagens. Enquanto os entrevistados aparecem com nitidez no primeiro plano, o fundo parece borrado e menos definido.

Sora: ferramenta da OpenAI

Publicidade

O Sora é um modelo de inteligência artificial da OpenAI para produção de vídeos a partir de texto. Recentemente, a empresa anunciou o lançamento do Sora2, uma nova versão da ferramenta junto com aplicativo disponível somente para iOS. O app, que funciona como uma rede de compartilhamento de vídeos como o TikTok, foi inicialmente liberado em alguns países como Estados Unidos, Canadá, Japão e outros. O Brasil ainda não faz parte dessa lista (aqui).

De acordo com a OpenAI, os os vídeos gerados pelo Sora contêm sinais visíveis e invisíveis que indicam sua origem, como a marca d'água (aqui).

Apesar disso, comentários deixados no vídeo mostram que alguns usuários acreditaram se tratar de uma situação real. "SURREAL! Pessoas simples e necessitadas sendo manipuladas", escreveu um. Outro falou: "Pessoas sem causa, não sabem nem porque estão lutando."

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se