O que estão compartilhando: que um vídeo mostraria um ônibus sendo levado pelo tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), em 7 de novembro.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. As imagens foram geradas com ferramentas de inteligência artificial. Há diversos elementos que confirmam isso. Por exemplo, o ônibus atravessa um poste sem que nada aconteça com ele. Câmeras de segurança captaram o momento real da chegada do tornado a Rio Bonito do Iguaçu; as imagens verdadeiras não condizem com a cena exibida no vídeo viral.
Saiba mais: O conteúdo parece ter sido postado originalmente por um perfil no TikTok cujo nome de usuário remete à inteligência artificial. A conta não está mais disponível na rede social, mas a mesma imagem foi compartilhada por vários perfis no TikTok, Instagram, Threads e YouTube.
O Verifica já checou outros conteúdos que enganam sobre o fenômeno ocorrido na cidade paranaense.
Vídeo de tornado atingindo cidade no Paraná foi gerado por IA
Vídeo não mostra tornado no Paraná; imagens são de 2016 e foram alteradas digitalmente
Vídeo tem indícios de ter sido gerado com inteligência artificial
Há vários indícios de que o vídeo foi criado digitalmente. Primeiramente, a imagem do ônibus que aparece voando tem qualidade de resolução melhor do que os outros elementos do vídeo.
Ao reproduzir o vídeo em câmera lenta, é possível perceber que o veículo tem tamanho desproporcional em relação ao restante da cena. Ele chega a atravessar uma parte do poste que fica do lado direito do vídeo sem que nada aconteça.
Também é possível observar que a fiação de eletricidade que aparece na imagem é interrompida pelo "tornado", sem que os fios caiam. Eles simplesmente deixam de existir no momento em que encontram com o funil de vento.
Por fim, o contexto de gravação da imagem é pouco verossímil. Embora apareça um carro parado na estrada, a câmera se movimenta, dando a entender que a pessoa que registra a imagem está do lado de fora do veículo. Se o vento tivesse conseguido levantar o ônibus, certamente também conseguiria levantar um veículo de passeio e pessoas a pé.
A ferramenta Sight Engine, que detecta inteligência artificial em vídeos, apontou 99% de probabilidade de que o vídeo tenha sido criado digitalmente.
Imagens reais de chegada no tornado não condizem com a cena
No vídeo viral, há uma coluna vertical escura de vento, como se isso fosse o tornado atingindo a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. No entanto, câmeras de segurança registraram o momento em que o tornado atingiu o município no último dia 7, e a cena é bastante diferente da que aparece no vídeo viral.
O que a câmera mostra é um acumulado de nuvens mais densas se aproximando. No vídeo, mais de um ônibus chega a passar pelo local. Veja abaixo: