É falso que Trump tenha proibido homossexuais no transporte público

PRESIDENTE DETERMINOU O FIM DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS; NÃO HÁ PROIBIÇÃO DE ACESSO AOS CIDADÃOS

5 fev 2025 - 10h36

O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou documento que proíbe a presença de homossexuais no transporte público.

Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há uma decisão com esse teor em nenhuma das ações presidenciais listadas no site da Casa Branca desde a posse de Trump, em 20 de janeiro, até a publicação deste texto. Também não há medidas do Departamento de Transportes dos Estados Unidos que proíbam a presença de pessoas LGBTQIA+ no transporte público. Não foram encontradas notícias em sites confiáveis que tratem do assunto.

Publicidade

Saiba mais: O post investigado acumula mais de 76 mil visualizações no Instagram. Ele não informa qual seria a fonte da alegação checada. O novo chefe do Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos, Sean Duffy, assinou dois memorandos que tratam de questões de gênero. Nenhum deles proíbe a presença de homossexuais.

Fim de programas de incentivo à diversidade

Um dos memorandos do DOT diz que os chefes de administrações operacionais devem "identificar e eliminar todos os programas, políticas, atividades, regras e ordens da era Biden que promovam ativismo de mudança climática, iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), equidade racial, políticas de identidade de gênero, justiça ambiental e outros objetivos partidários". O memorando é de 29 de janeiro deste ano (leia aqui).

Outro documento é voltado à economia de gastos. Ele rechaça o que considera desperdício de dinheiro com ações voltadas para diversidade e inclusão, combate à mudança climática e controle da emissão de gases de efeito estufa (leia aqui).

Publicidade

Um trecho de um dos memorandos assinados no dia 29 pelo chefe do DOT diz que os programas apoiados pelo departamento devem priorizar, entre outras coisas, "comunidades com taxas de casamento e natalidade maiores que a média nacional".

O Departamento de Transporte diz estar completamente alinhado a diversas ordens do presidente Trump. O presidente emitiu uma ordem executiva intitulada "Defendendo as mulheres do extremismo da ideologia de gênero e restaurando a verdade biológica para o governo federal". O texto cita que, para os Estados Unidos, só existem dois sexos - masculino e feminino. Não há proibição à presença de homossexuais no transporte público.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações