'O Novo é o único comprometido com uma 3ª via', afirma Tiago Mitraud

2 jul 2022 - 10h34

Deputado federal no primeiro mandato, Tiago Mitraud (Novo-MG), 35 anos, foi anunciado ontem o candidato a vice na chapa presidencial do cientista político Luiz Felipe d'Avila. O Novo foi o segundo partido a anunciar a chapa completa - o primeiro foi o PT, com a dobradinha Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB); o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que deverá anunciar nos próximos dias o general Braga Netto (PL).

Líder do Novo na Câmara, Mitraud é presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa e entrou na política pelos movimentos de renovação Livres, Raps e RenovaBR. Nesta entrevista ao Estadão, que abre uma série com os candidatos a vice, Mitraud afirmou que a candidatura de d'Avila é a única que representa a terceira via.

Publicidade

A chapa pura foi uma escolha ou o Novo não conseguiu se aliar a outra sigla?

O que temos visto nesses últimos meses é que aqueles que querem combater esse populismo e a polarização de Lula e Bolsonaro infelizmente ficaram pelo caminho: (Luiz Henrique) Mandetta, Eduardo Leite, Sérgio Moro e (João) Doria. No fim das contas, o Novo é o único que está verdadeiramente comprometido com a construção de uma terceira via para o Brasil.

Por que o Novo é o único?

Veja o MDB, que ainda tem uma pré-candidata. Os dois líderes do governo, no Senado e no Congresso, eram do MDB. Além de outros senadores importantes do MDB que apoiam abertamente Lula. Já no Novo 100% dos filiados e mandatários apoiam nossa candidatura.

Publicidade

Em Minas, o Romeu Zema, único governador do Novo, é apoiador do Bolsonaro...

Se você olhar todas as declarações públicas do Zema, é explícito o apoio dele à candidatura do Luiz Felipe. O Bolsonaro é que tenta colar na candidatura do Zema.

Mas o Novo não entrou de fato na articulação da terceira via. O partido lançou candidato à Presidência para marcar posição?

De forma alguma. Estamos entrando para dar uma opção real à população brasileira. Estivemos à mesa inúmeras vezes com os demais partidos, mas não sentimos a convicção necessária em nenhum deles.

Existe alguma chance de o Novo entrar em um projeto que unifique a terceira via?

Essa chance nunca é zero, mas agora somos os únicos que temos uma chapa colocada alternativa à polarização. O convite aos outros partidos continua aberto.

Publicidade

Por que o Novo não escolheu uma mulher como vice e montou uma chapa com dois homens brancos?

Entendemos a importância da representatividade na política brasileira. Em 2020 fomos o partido que mais elegeu mulheres proporcionalmente em todo o País nas eleições municipais. Mas a escolha por mim foi pelo que construí na Câmara, pelo fato de ser líder e pela experiência no Congresso.

Por que a reforma administrativa não deu certo?

Porque não houve interesse do governo em apoiar a reforma. O governo mandou a reforma após uma crise que eles tiveram em 2020, quando perderam dois secretários do Ministério da Economia. Não houve apoio do governo ao longo da tramitação da Câmara de verdade.

O presidente obstruiu a reforma administrativa?

Certamente. No mínimo não deu nenhum apoio. Foi como na reforma da Previdência, que, quando entrou, foi para atrapalhar pedindo privilégios a militares. Bolsonaro não é reformista. Usou esse discurso na campanha por conveniência. No governo ele mais atrapalha do que ajuda as reformas liberais.

Publicidade

Fundador do Novo, João Amôedo disse ao Estadão no ano passado que o partido precisa decidir se é oposição ou linha auxiliar ao governo. O Novo votou na maioria das vezes com a base de Bolsonaro na Câmara. Amôedo também afirmou que o partido tem um problema de identidade. Como avalia essa autocrítica?

Somos, segundo o (site) Congresso em Foco, o 11.º partido que mais vota com o governo. O que houve é que, no início, o governo mandou várias propostas com viés mais liberal. Mas, ao longo do tempo, o governo mudou. As pessoas ficaram com essa imagem que o Novo apoia o governo. Isso não é referenciado pelos dados. Mantivemos nossa coerência. Os demais mudaram.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se