Lira e Barroso estarão em Nova York para Assembleia da ONU, mas não viajam com Lula

Presidente do STF viaja aos Estados Unidos ainda nesta quinta, enquanto o da Câmara chega só no domingo; discurso do presidente brasileiro na ONU será na próxima terça-feira

19 set 2024 - 19h01

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, estarão em Nova York para a Assembleia-Geral da ONU, mas não integrarão a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Arthur Lira estará presente ao discurso do presidente Lula (PT) na ONU
Arthur Lira estará presente ao discurso do presidente Lula (PT) na ONU
Foto: MARIO AGRA AGENCIA CAMARA / Estadão

Lira viajará aos Estados Unidos no domingo, 22, enquanto Barroso embarca ainda nesta quinta-feira, 19. O presidente Lula parte no sábado, 21, e ficará em Nova York até quarta, 25.

Integram a comitiva presidencial, até agora, os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Marina Silva, do Meio Ambiente; Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas; e Vinícius Carvalho, da Controladoria-Geral da República (CGU).

A Assembleia-Geral da ONU começa na terça-feira, 24, e o Brasil tradicionalmente é o primeiro país a discursar, logo depois das falas de António Guterres, secretário-geral da ONU, e de Philemon Yang, presidente da Assembleia-Geral.

Segundo Carlos Márcio Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, o presidente Lula deve abordar em seu discurso o combate à fome e à crise climática.

"Podemos esperar que eles [os temas] sigam um pouco a agenda que o Brasil propôs para o G20, ou seja, que falem de inclusão, combate à fome, transição energética e reforma da governança global", disse o diplomata à Agência Brasil.

Lula também tem reuniões confirmadas com Guterres e Yang, além de participar de encontros com grupos internacionais, como o Brics, o Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), o G77 — que reúne países em desenvolvimento — e o Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Publicidade
Arthur Lira estará presente ao discurso do presidente Lula (PT) na ONU
Foto: MARIO AGRA AGENCIA CAMARA / Estadão
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se