MT: 'Maníaco do Telefone' é preso por aterrorizar mais de 25 adolescentes

Pedreiro de 31 anos se identificava como produtor musical evangélico

8 out 2013 - 14h50
(atualizado às 14h59)

Um homem que aterrorizava adolescentes com ameaças por telefone foi preso em flagrante no final da tarde de segunda-feira em Várzea Grande (MT), a sete quilômetros da capital. Edinei Honorato Lopes, 31 anos, conhecido como Maníaco do Telefone, foi detido em uma oficina mecânica no bairro Jardim Imperial, onde fazia uma reforma, durante a Operação Ligações Perigosas. 

Publicidade

De acordo com a delegada da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Alexandra Fachone, o pedreiro é autor de diversas ameaças de morte e constrangimentos praticados contra adolescentes de 12 a 17 anos, dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. "O número de telefone que ele usava para praticar as reiteradas ameaças de morte e constrangimentos contra as vítimas era monitorado pela Polícia Civil há mais de vinte dias", disse a delegada, ressaltando que as investigações iniciaram há dois meses.

O pedreiro trabalhava em uma obra da Igreja Assembleia de Deus, no bairro São Matheus, na capital. Lopes tinha acesso às adolescentes junto aos grupos de jovens, para quem se apresentava como produtor musical evangélico. "Algumas adolescentes ele conhecia e acompanhava essas meninas nos cultos", contou a delegada.

A Polícia Civil identificou mais de 25 vítimas, porém a delegada explica que muitas não denunciaram as ameaças. "Há muito mais vítimas desse maníaco e acreditamos que com sua prisão elas se sentirão seguras e registrarão ocorrência dos crimes que sofreram", observou Alexandra. O maníaco usava chips de números diversos de telefone celular, o principal com o final 5204, e ameaçava e constrangia aleatoriamente as vítimas desde fevereiro deste ano. 

Publicidade

Com o suspeito foi apreendido um celular com  mensagens ameaçadoras registradas, fotos  e vídeos pornográficos de adolescentes vítimas, que eram constrangidas a produzir e enviar a ele cenas de nudez, além de oito chips e um cartão de memória. "Tem um vídeo onde ele determinava que as meninas praticassem atos libidinosos nelas mesmas e mandassem para ele. Só que essas vítimas não procuraram a delegacia. É importante que denunciem", frisou a delegada.

Ameaças se intensificaram em julho

As ameaças e constrangimentos se intensificaram a partir de julho, quando as garotas começaram a procurar a delegacia e a Polícia Civil iniciou o monitoramento do Maníaco do Telefone. Lopes passou então a efetuar ameaças de um mesmo número telefônico e de forma reiterada. "Somente para uma das vítimas ele chegou a ligar mais de 80 vezes apenas em uma noite", ressaltou Alexandra.

Ao ligar, o agressor descrevia características físicas das adolescentes, dizia onde estudavam, o que os pais faziam e suas rotinas. "Dados que somente alguém que as conhecessem teria ciência. Assim o agressor conseguia amedrontá-las a ponto de as adolescentes acabarem por fazer o que ele determinava, que era lhe enviar suas imagens nuas e vídeos praticando atos libidinosos com o uso de objetos em si", acrescentou a delegada.

O temor provocado nas jovens era tão grande que várias pararam de frequentar a escola e não saíam mais de casa. "Por acreditarem que ele realmente pudesse concretizar o mal que anunciava", disse. À polícia, o suspeito confessou que desde o início do ano ligava aleatoriamente para as adolescentes, porém alegou que não conhecia as meninas. Ele foi encaminhado para uma unidade prisional da capital. 

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações