VÍDEO: Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, tem 8 assaltos à mão armada em 3 meses

Em caso mais recente, vítima foi baleada ao reagir ao roubo de celular; SSP diz que policiamento na região foi intensificado

8 out 2025 - 20h07
(atualizado às 20h46)

Câmeras de segurança registraram oito assaltos à mão armada entre agosto e outubro deste ano na Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. No caso mais recente, nesta terça-feira, 7, um homem levou um tiro ao reagir ao roubo de celular. Em janeiro, outro homem foi morto na via.

Publicidade

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou, em nota, que o "policiamento na região foi intensificado". Segundo a pasta, os roubos caíram 6% na 3.ª Delegacia Seccional, que concentra os crimes na área, entre janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2024.

Em agosto, ao menos três roubos foram registrados, incluindo o de um casal com um bebê no colo. Em setembro, mais três casos. Na sexta-feira passada, 3, outro assalto de celular. Todos os roubos foram realizados por motociclistas.

Apesar da similaridade das ocorrências, a polícia não vê indícios de que os suspeitos sejam os mesmos ou que integrem o mesmo grupo. O 14.° Distrito Policial, de Pinheiros, investiga as ocorrências. Segundo apurou a reportagem, uma grande árvore na Joaquim Antunes pode facilitar crimes na rua, avaliam.

A SSP-SP afirmou que os casos estão sob investigação e com diligências em andamento. "A Polícia Civil segue à disposição das demais vítimas para registrar os boletins de ocorrência e colher mais informações que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos", informa.

Publicidade

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a Guarda Civil Metropolitana realiza o patrulhamento comunitário e preventivo 24 horas por dia em todas as regiões da capital, com a finalidade de garantir a proteção da população e inibir os crimes de oportunidade. "A zona oeste conta com mais de 7 mil câmeras do programa Smart Sampa instaladas em pontos estratégicos, que permitem uma pronta resposta da GCM no atendimento de ocorrências", diz a pasta.

Baleado ao reagir

No assalto desta terça-feira, 7, câmeras de segurança flagraram um motociclista estacionando na altura do número 500 da Joaquim Antunes, às 20h40.

O suspeito primeiro aborda três jovens, que lhe entregam o celular. O motociclista volta para a moto. Mas, então, aborda outros dois homens que se aproximavam. Um deles chega a entregar o smartphone, mas depois tenta recuperá-lo. Ele e o assaltante se empurram na disputa pelo telefone. O criminoso então atira na panturrilha da vítima, que foge com o celular. O motociclista também foge, de moto.

O 14.° Distrito Policial investiga o caso e tenta identificar o suspeito.

'Não quero ser a próxima vítima'

No último dia 20 de agosto, moradores fizeram um ato pedindo o reforço do policiamento na rua. Vestidos de branco, eles carregavam cartazes com frases como "Rua Joaquim Antunes não suporta mais tantos assaltos", "Não quero ser a próxima vítima" e "Perigo: você está em Pinheiros".

A aposentada Maria Doval mora em Pinheiros há mais de duas décadas, e na Rua Joaquim Antunes há 12 anos. "A gente paga tudo que tem que pagar, e não tem segurança", desabafa.

Publicidade

Moradora da rua há três anos, Ana Carolina Machado diz que "existe uma rua antes e uma rua depois" da onda de assaltos. "Me sinto em completa insegurança e com medo constante. Não é nada parecido com como eu me sentia morando aqui antes."

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações