A chuva que atingiu São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quinta-feira, 13, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. O estado de atenção durou das 13h30 às 16h25. A Defesa Civil chegou, inclusive, a emitir um alerta severo para a possibilidade de chuva forte nas zonas oeste, sul e centro, com risco de deslizamentos e alagamentos. O pedido era para que os moradores dessas regiões buscassem locais seguros.
Entre 14h e 18h, o Corpo de Bombeiros foi acionado na capital e na região metropolitana para:
- 95 chamados para queda de árvores;
- 17 chamados para alagamentos/inundação/enchentes;
- 3 chamados para desabamento/desmoronamento/deslizamento.
Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima causaram as chuvas fortes. Não houve transbordamentos de rios e córregos na cidade, segundo o CGE.
A capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas desde 6 de janeiro. A maior média de temperatura máxima do ano permanece a registrada em 22 de janeiro com 34,5°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, que é aquele valor registrado em um único local, foi registrada na estação meteorológica de Perus, na zona norte, com 35,9°C no mesmo dia, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Nos próximos dias, a massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas na cidade de São Paulo, assim como a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde.
A sexta-feira, 14, deve ser mais um dia de sol entre nuvens e tempo abafado, com termômetros variando entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 31°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva de até forte intensidade, com raios e rajadas localizadas de vento.
No sábado, 15, o tempo segue abafado com sol entre nuvens na capital paulista. As temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 30°C. Entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento.
Veja ainda