Campanha começa oficialmente com pesquisas favoráveis a Lula

16 ago 2022 - 07h50
(atualizado às 08h09)

O período de propaganda para as eleições de outubro começou nesta terça-feira (16), e duas pesquisas divulgadas horas antes do início oficial da campanha mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com boa vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).

Lula e sua esposa, Janja, durante evento em Diadema
Lula e sua esposa, Janja, durante evento em Diadema
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com levantamento Ipec encomendado pela TV Globo, o ex-presidente tem 44% das intenções de voto, contra 32% do atual mandatário. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

Publicidade

Em termos de votos válidos, Lula está com 52%, contra 37% de Bolsonaro, placar que daria a vitória ao petista em primeiro turno, embora dentro da margem de erro. Já em um eventual segundo turno, o Ipec mostra o ex-presidente com 51% das intenções de voto, e o atual mandatário com 35%.

A pesquisa, que é a primeira da atual série do instituto, entrevistou 2 mil eleitores entre 12 e 14 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Já uma sondagem da FSB para o banco BTG Pactual coloca Lula com 45% das intenções de voto, um crescimento de quatro pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado na semana passada.

Por sua vez, Bolsonaro se manteve estável em 34%, enquanto Ciro oscilou de 7% para 8%. Na simulação de segundo turno, o petista venceria o presidente por 53% a 38%. A pesquisa também ouviu 2 mil pessoas entre 12 e 14 de agosto e tem margem de erro de dois pontos.

Publicidade
  
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações