A regra 80:20 e outros truques para manter a casa organizada

Confira oito conselhos das estrelas de uma série da Netflix para quem quer manter o lar sempre arrumado.

14 ago 2022 - 20h01
(atualizado em 15/8/2022 às 15h33)
As amigas e parceiras de negócios Clea Shearer e Joanna Teplin viraram estrelas da TV durante a pandemia
As amigas e parceiras de negócios Clea Shearer e Joanna Teplin viraram estrelas da TV durante a pandemia
Foto: BBC News Brasil

Você está desesperado por não conseguir manter a casa arrumada? Se sim, este artigo pode ajudar.

Clea Shearer e Joanna Teplin são uma dupla especializada em organização conhecida pelo programa Organize-se com The Home Edit, disponível no Netflix, no qual elas entram na casa das pessoas e transformam um quarto bagunçado e lotado em algo bonito e funcional.

Publicidade

Além da série de TV, The Home Edit é uma marca de estilo de vida que oferece "serviços completos de organização" em várias cidades dos Estados Unidos e foi adquirida no início deste ano pela empresa Hello Sunshine, da atriz Reese Witherspoon.

Shearer e Teplin são as autoras do best-seller The Home Edit Life e criadoras de várias linhas de produtos.

No programa "Woman's Hour" da BBC Radio 4, a dupla deu várias dicas para manter a casa mais arrumada, como você confere a seguir.

1. 'Edite' as suas coisas

"A edição é uma parte muito importante do nosso sistema", afirma Teplin.

Publicidade

"Colocamos esse nome porque trata-se de um passo crucial para o nosso programa."

A palavra em inglês "edit", que aparece no nome da atração televisiva, significa "edição" na tradução para o português.

"A edição é uma ferramenta muito poderosa e não custa nada."

"Primeiro, coloque tudo que você tem à mostra, para que você possa ver. Em seguida, faça uma contagem e um inventário de tudo o que você usa, precisa e ama, e se livre das coisas que não se enquadram em uma dessas três categorias."

2. Mantenha sistemas simples

"Cada um tem seu próprio método", diz Teplin. "Mas o nosso é sobre simplicidade e a criação de sistemas duráveis, de fácil manutenção e não muito específicos."

"Não se trata apenas de você. Não torne o sistema tão meticuloso que outras pessoas não consigam arrumar as coisas. Se os sistemas são simples, todos conseguem segui-lo."

Publicidade
A atriz Reese Witherspoon (ao centro) é uma das apoiadoras da iniciativa de Clea Shearer e Joanna Teplin
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

"Os sistemas ficam melhores quando são simplificados. Um exemplo é quando colocamos uma cesta ao lado da porta para colocar os sapatos", diz Shearer.

"Eles precisam estar perfeitamente alinhados? Não. Se é importante para você que seja assim, o problema é seu e cabe a você cuidar disso."

"Todos deveriam poder participar de um sistema. Se você achar que ninguém mais adere a ele, provavelmente é porque trata-se de algo muito complicado."

3. Use recipientes

"Utilize caixas e contêineres para organizar as coisas", sugere Teplin.

"A regra absoluta aqui é rotular. Rotule tudo, especialmente as coisas que você não pode ver dentro de uma caixa. Use recipientes transparentes para as coisas que você precisa ver."

"É importante que você armazene os suprimentos e os objetos de uma maneira que faça sentido para o espaço, os itens e a rotina diária."

Potes com alimentos
Foto: BBC News Brasil

"Nas gavetas, misture divisórias pequenas e grandes para se adequar às medidas exatas e ao que você deseja guardar nelas."

Publicidade

"Isso geralmente não funciona desde o início, então sinta-se à vontade para mover o conteúdo até ficar satisfeito com o resultado final."

4. Atenha-se à regra 80:20

"Nossa regra geral com contêineres é que, se você deseja manter uma casa organizada a longo prazo, nunca deve ter um espaço mais de 80% lotado", diz Clea. "Você sempre deve deixar 20% vazio."

"É como quando você come: você não quer se encher 100% porque vai se sentir desconfortável e não vai sobrar espaço para a sobremesa. Nesse caso, deixar um espaço livre na casa vai fazer bem."

"Ter um espaço que não esteja mais de 80% cheio dá uma folga. E se algo novo entrar no armário, na despensa ou na cozinha, haverá um lugar para colocá-lo sem ter que remover as coisas imediatamente."

5. Faça com que tudo fique bonito

"Torne a arrumação funcional e depois deixe as coisas bonitas", diz Shearer.

"Exiba qualquer item que faça você se sentir mais feliz e mais criativo. Pode ser qualquer coisa, desde fotos de família, um papel de parede divertido ou livros organizados nas cores do arco-íris."

Publicidade

"Antes de mais nada, ele [o arco-íris] é lindo, ninguém pode contestar isso", diz Joanna.

Livros organizados por cor
Foto: BBC News Brasil

"Esse é um belo sistema que usamos especialmente para as crianças, porque permite que elas saibam onde colocar as coisas. Se ainda não aprenderam a ler, elas sabem que livros laranja sempre podem ser encontrados numa certa ordem."

"É um sistema que realmente une forma e função."

6. Remova quaisquer obstáculos

"Pense realmente em quem está usando o sistema", orienta Teplin.

"A ideia é remover o máximo de barreiras possível desde o início, então não coloque itens no alto, de modo que você sempre precise de uma escada para alcançá-los."

"Por outro lado, pense em tentar remover os obstáculos pelo caminho, para que todos na casa possam mantê-la arrumada."

Publicidade

7. Enrole os cabos

"Dispositivos eletrônicos como impressoras e laptops vêm com muitos fios conectados", diz Shearer.

"Usar protetores e organizadores para os cabos ajuda a manter tudo menos confuso."

"Aconselhamos também adicionar etiquetas em todos os fios, o que impedirá que você desligue o Wi-Fi quando apenas pretendia desconectar um outro dispositivo."

8. Vá com calma

"Vá devagar e comece pequeno", aponta Shearer.

"Não comece com um grande projeto. Entenda primeiro todas as etapas, o processo de edição, como categorizar e como manter as coisas funcionando ao longo do tempo."

"Não há muitos atalhos quando se trata de organizar, e eu gostaria que houvesse. Afinal, seria muito mais fácil se pudéssemos pular para a parte boa. Mas lembre-se, trata-se de um processo, e você realmente não pode pular nenhuma etapa dele", conclui a especialista.

Publicidade

- Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-62540473

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se