Tokinho diz que vai 'até o fim' em processo contra influenciador por capacitismo: 'Passo isso diariamente'

Humorista foi alvo de comentários preconceituosos em uma live gravada pelo influencer Alexsander José, conhecido como Moskitão

21 set 2025 - 04h59
Tokinho registra boletim de ocorrência contra influenciador digital
Tokinho registra boletim de ocorrência contra influenciador digital
Foto: Reprodução/Instagram

Tokinho entrou na Justiça recentemente contra o influenciador digital Alexsander José, conhecido como Moskitão. O humorista diz que foi alvo de assédio sexual e sofreu comentários capacitistas por ter nanismo durante uma live gravada por Moskitão no final de agosto. Em entrevista ao Terra, o artista afirmou que pretende ir "até o fim" com o processo.

"Passei nos últimos dias por uma situação chata, constrangedora e absurda. São coisas que vivi por anos e não conseguia falar porque não tinha provas. Passo por isso diariamente. Me sinto abraçado e acolhido de saber que tem lei para me defender disso. Você não pode chegar em qualquer pessoa e falar o que você quiser. Acredito na lei do Brasil e vou até o fim", declarou.

Publicidade

A lei que resguarda os direitos dele e de outras pessoas com deficiência é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina pena de um a três anos de reclusão e multa caso alguém pratique, induza ou incite discriminação de uma pessoa em razão de sua deficiência.

Tokinho rebateu as críticas após entrar na Justiça contra o influenciador digital. "Isso não é vitimismo, é pedir por respeito. A coisa mais básica é respeitar o próximo, é o mínimo."

‘Não é vitimismo’, diz Tokinho sobre processo que moveu contra influencer por capacitismo
Video Player

A live de Moskitão

No dia 29 de agosto, o influenciador digital Alexsander José, conhecido como Moskitão, gravou uma live com Tokinho em um evento em São Paulo. 

Nas redes sociais, Tokinho compartilhou um trecho no qual Moskitão tenta beijá-lo, diz que uma pessoa com deficiência "não condiz com o que é normal" e faz comentários sobre o órgão sexual do ator. "Eu vou te abusar. Eu tenho fetiche com deficiente", diz o influenciador no vídeo.

Publicidade

"Fui saber quem ele era por conta das falas que ele me dirigiu sobre a minha pessoa, sobre o meu tamanho e sobre minhas partes íntimas. Essa pessoa insinuou até tentar me dar um beijo, tentou me assediar. Ele fala isso no próprio vídeo. Me senti desrespeitado e constrangido. Me senti perdido, não sabia o que falar, não tive outras respostas, não soube responder o básico ali na hora", afirmou Tokinho ao contar que entrou na Justiça contra Moskitão.

No último dia 2, o humorista informou que foi à delegacia registrar um boletim de ocorrência. "A internet tem lei, sim! Sempre que forem vítimas de constrangimento ou de assédio, denunciem. Agradeço à Polícia Civil e aos meus advogados pelo apoio e tenho certeza de que as autoridades competentes tomarão todas as medidas cabíveis."

Em nota oficial, os advogados de Tokinho declararam que ele "foi alvo de discriminação, assédio sexual e exposição indevida de sua imagem sem consentimento" e também afirmaram que "as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas e que as autoridades policiais e judiciárias estão sendo acionadas para responsabilização dos envolvidos."

Pronunciamento de Moskitão

Alexsander se pronunciou sobre as acusações de Tokinho com um vídeo publicado nas redes sociais. Ele afirmou fazer uma personagem de humor para as redes sociais chamado Moskitão e costuma fazer piada com os entrevistados. "Fui na intenção de piada. Reconheço que passei do ponto, estava loucão ali também. Normalmente meus vídeos são gravados e, quando a pessoa não gosta, a gente pede perdão e já apaga, mas a gente estava ao vivo."

Publicidade

"Aquilo não é uma opinião, é uma piada... Foi de mal gosto? Foi um lixo? Foi, mas a minha intenção não era ofender", afirmou ele.

"Tokinho, me perdoa se você se ofendeu. Quando a gente vai fazer uma graça, a gente está buscando fazer alguém dar risada. Também fico triste porque não acertei". A equipe do influenciador digital também afirmou que a assessoria jurídica de Alexsander já está ciente e está cuidando do caso.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações