Padre invade cerimônia de matriz africana e xinga líder religioso em SP

Pároco ainda deu tapa em mão de mulher porque queria que celebração terminasse antes do previsto, diz vítima de xingamentos

16 nov 2025 - 12h46
(atualizado em 17/11/2025 às 12h34)
Padre é acusado de invadir cerimônia de religião africana e chamar líder de 'macaco'
Video Player

Um padre é acusado de chamar de "macaco nojento" um líder religioso que comandava uma cerimônia de matriz africana em Praia Grande (SP). O homem teria interrompido a celebração antes do horário estipulado pela prefeitura e ainda deu um tapa na mão de uma mulher que participava do evento e filmava o episódio.

O caso aconteceu dentro do Cemitério Morada da Grande Planície, no bairro Vila Antártica, no último dia 2 de novembro, durante as celebrações religiosas do Dia de Finados, mas veio a público somente nesta semana, quando o líder religioso Leandro Oliveira Rocha, de 44 anos, se manifestou em uma rede social.

Publicidade

Rocha publicou um desabafo em seu perfil no Facebook em que classifica o episódio como "horrível", "triste" e "destruidor. "Um ser humano que se diz ser um líder religioso a onde deveria pregar a paz, amor e união. Mas faz ao contrário: prega a intolerância religiosa e a injuria racial", começa.

"Estávamos ministrando o nosso culto a ancestralidade ele invadiu o nosso espaço e horário me insultando me xingando na frente de todos com um palavrão feio: 'saia daqui, nojento macaco'", continua o relato. 

Padre invade cerimônia e xinga líder religioso de matriz africana
Padre invade cerimônia e xinga líder religioso de matriz africana
Foto: Reprodução/Facebook

Rocha também afirma que o padre agrediu uma mulher que participava da cerimônia e filmava o acontecido. A cena foi registrada em vídeo, no qual é possível ver o padre dando um tapa na mão dela. 

A cerimônia comandada por Rocha é de matriz africana e estava marcada para iniciar às 14h. Na sequência, às 16h, o padre que aparece no vídeo começaria uma missa. No entanto, antes de o horário ser alcançado, ele se exaltou, gritou com os participantes e disse os xingamentos.

Publicidade

Rocha procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Ao Terra, a Polícia Civil confirmou que o caso foi registrado em uma delegacia de Praia Grande. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o padre ainda não identificado.

No registro, consta que ele invadiu a cerimônia de matriz africana, e gritou para que Rocha saísse do palco. Além disso, "injuriou o homem e empurrou a mulher", diz a nota da SSP-SP. 

O caso foi registrado como "ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo", e "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional" no 2ª DP de Praia Grande. 

O Terra procurou a Paróquia Nossa Senhora das Graças e a Diocese para falar sobre o episódio. Em nota, a Paróquia afirmou repudias qualquer forma de discriminação, intolerância ou violência e reiterou o "compromisso cristão com o respeito e a dignidade de toda pessoa humana, independentemente de sua crença, cultura ou origem".

Publicidade

O texto afirma que a escala de horários é "previamente definida", destinando cerca de 60 minutos para cada instituição religiosa, e que a atividade anterior, iniciada às 14h, "estendeu-se além do tempo previsto".

"Ao ultrapassar o horário de 15h30, o padre responsável pela celebração seguinte dirigiu-se a um dos integrantes solicitando que a cerimônia fosse concluída, possibilitando a preparação litúrgica para a Santa Missa marcada para às 16h. Enquanto o grupo das Matrizes Africanas se retirava, os membros da paróquia entraram para iniciar os preparativos. O padre entrou com o grupo e permaneceu em silêncio durante todo o tempo, sem se dirigir a qualquer pessoa presente", afirma a nota.

A Paróquia afirma confiar "que as autoridades competentes farão a devida apuração dos fatos, garantindo o direito de defesa e assegurando que a verdade prevaleça com justiça e serenidade".

Fonte: Portal Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se