Ao longo dos anos, cada vez mais jornalistas negros estão conquistando espaço na TV, confira alguns deles.
O cenário do jornalismo brasileiro está em constante transformação, e cada vez mais profissionais negros conquistam espaço e reconhecimento em grandes emissoras de TV. Em 2025, Marcelo Pereira será um dos destaques dessa nova geração ao apresentar o "Bom Dia Sábado", novo telejornal da Globo.
A seguir, o Terra NÓS listou alguns jornalistas negros que se destacam na TV.
Marcelo Pereira
O jornalista será um dos apresentadores do “Bom Dia Sábado”, novo telejornal da Globo que estreia em 2025. Marcelo se formou em Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e estagiou no SBT e na Record.
Ele já trabalhou em diversas afiliadas da Globo, como no Tocantins, Acre e interior de São Paulo. Além disso, Marcelo atuou como chefe de reportagem dos telejornais da Record na capital paulista e foi apresentador e repórter na TV Fronteira, editor-chefe e apresentador nas empresas BDT, JA1, JA2 e g1 Tocantins.
Kenya Sade
Kenya tem se destacado no jornalismo de entretenimento por causa de suas coberturas de festivais de música para a Globo e o Multishow. Ela apresentou o "The Masked Singer Brasil 2024".
Anteriormente, ela trabalhou na TV Cultura e em revistas como a Vogue. A jornalista é uma mulher lésbica e já disse que tem muito orgulho disso. Kenya se assumiu aos 15 anos de idade e deseja que mais pessoas LGBTQIA+ ganhem espaço na TV.
Aline Midlej
A jornalista comanda o "Jornal das Dez", da GloboNews, e faz parte do time de apresentadores do "Jornal Nacional" em esquema de rodízio. Aline se formou em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, e é colunista da Vogue Brasil.
Aline Midlej já trabalhou na Record como pauteira, repórter e produtora de séries especiais. Ela também integrou a equipe de repórteres da Rede Bandeirantes, em 2010, e foi âncora do programa "Café com Jornal" e repórter do "Jornal da Band".
Thiago Oliveira
Thiago é um dos apresentadores do programa “É de Casa”, da Globo. Ele já trabalhou na Rádio Sucesso, apresentando o programa "Esporte Show", e foi repórter e produtor do programa "Sônia e Você", da Record.
Ele foi contratado pelo SporTV em 2014 e depois começou a trabalhar na TV Globo de São Paulo, onde apresentou o quadro de esportes do "Bom Dia São Paulo". Thiago também já apresentou o Bloco SP do "Esporte Espetacular".
Flávia Oliveira
Flávia Oliveira começou a sua carreira no jornalismo em 1992, como repórter do "Jornal do Commercio", e depois atuou como repórter de economia do jornal O Globo. Ela é uma das comentaristas fixas do programa "Estúdio i" desde 2009.
Ela já foi comentarista de finanças pessoais e economia doméstica nos programas "Bom Dia Rio" e "RJTV", da Globo. Atualmente, Flávia também é colunista do jornal O Globo e CBN Rio, além de apresentar o podcast "Angu de Grilo" ao lado de sua filha, a também jornalista Isabela Reis.
Maju Coutinho
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Maju entrou na Globo em 2007 e se destacou como apresentadora de meteorologia em telejornais como "Jornal Nacional", "Hora Um" e "Jornal Hoje".
Em 2019, ela se tornou a primeira apresentadora negra do "Jornal Nacional" e é uma das apresentadoras do programa "Fantástico". Maju é a segunda mulher negra a comandar o programa dominical da Globo, depois de Glória Maria.
Zileide Silva
Na Globo desde 1997, Zileide é repórter especial do "Jornal Nacional" e do "Globo Repórter", e apresentadora eventual do "Jornal Hoje". Ela já foi correspondente da emissora em Nova York e participou da cobertura dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Zileide se formou em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e começou a carreira na rádio Jornal de São Paulo. Ela também trabalhou na Rádio Cultura Brasil e na Rede Bandeirantes, TV Cultura, no SBT em São Paulo e em Brasília.
Zileide Silva foi a primeira repórter negra a integrar comitiva presidencial, acompanhando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à África do Sul, em 2006.
Joyce Ribeiro
Pós-graduada em Jornalismo econômico e político, Joyce começou na televisão em 1998, na Boa Vontade TV, da LBV, onde atuou como produtora e repórter. Ela ainda trabalhou na RecordTV e ficou 12 anos no SBT.
Depois, ela foi contratada pela TV Cultura e, hoje, é apresentadora do "Jornal da Tarde" da emissora. Em 2018, Joyce foi a primeira mulher negra a mediar um debate presidencial.
Heraldo Pereira
Advogado e jornalista, Heraldo é o atual apresentador do "Bom Dia Brasil", da Globo, em Brasília. Ele começou trabalhando em afiliadas da TV Globo e, após um tempo como repórter dos programas locais, ele passou a fazer matérias para o "Jornal Nacional".
Heraldo foi o primeiro jornalista negro a apresentar o "Jornal Nacional" de forma permanente. Ele também atuou como apresentador titular do "Jornal das Dez", na GloboNews.