Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Entenda o que significa cada letra da sigla LGBTQIAPN+

Ao longo do tempo a sigla já passou por diversas mudanças. Confira o que cada letra representa.

5 jul 2022 - 05h00
Compartilhar
Carolina é uma mulher intersexo, travesti e bissexual.
Carolina é uma mulher intersexo, travesti e bissexual.
Foto: Celso Tavares

A sigla LGBTQIAPN+ é resultado de  uma evolução no movimento e acima de tudo reforça a singularidade dos indivíduos que integram cada uma dessas letras. Clique em cada uma das identidades representadas na sigla, listadas abaixo em negrito, para entender de uma vez por todas o que cada letra representa.

  • L: Lésbicas: Por definição são mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, por outras mulheres. 

     
  • G: Gay:  São os homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, por outros homens.

     
  • B: Bissexuais: Pessoas que sentem atração afetiva/sexual por mais de um gênero.
"Faço questão de falar que sou bissexual", afirmou Ravih
Foto: Leo Carter - Divulgação
  • T: Travestis e transexuais: Homens e mulheres trans são pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. As travestis não se reconhecem no gênero de nascimento e reivindicam o feminismo, mas não necessariamente se definem mulheres. 

     
  • Q: Queer:  Termo emprestado do inglês que se refere a pessoas que não se encaixam na heterocisnormatividade, ou seja, não se identificam totalmente nem com as identidades masculinas, nem com as femininas.
Franklyn é uma pessoa de gênero-fluido
Foto: Mariana Lima - Agência Mural
  • I: Intersexuais: Pessoas que nascem com aspectos biológicos dos dois sexos socialmente constituído, masculino e feminino, ou que nascem fora do padrão de macho-fêmea. 

     
  • A: Assexuais:   Assexualidade é a ausência da atração sexual (seja ela total, parcial ou condicional) por outras pessoas. 

     
  • P: Pansexuais: Pessoas pansexuais não restrigem a sexualidade ao gênero oposto, ao mesmo gênero ou a gêneros binários, como masculino e feminino.  A pessoa pan pode se sentir atraída por  heterossexuais, homossexuais, bissexuais, dentre outras.

     
  • N: Não-bináries: Um gênero que foge das identidades tradicionais de "masculino" e "feminino". Uma pessoa não binária pode não se identificar como homem ou mulher, ou se reconhecer nos dois gêneros ao mesmo tempo. 

     
  • +: Existe para abarcar todas as demais identidades que abarcam o grupo. 

     

 

Publicidade
Fonte: Redação Nós
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações