Ativismo de Guta em Pantanal precisa melhorar em 3 pontos

Tida como chata e "palestrinha" por boa parte do público, personagem tem potencial para mudar ser mais coerente com as bandeiras que levanta

2 jul 2022 - 05h00
Guta fala muito, mas não leva em conta quem está de fato ouvindo
Guta fala muito, mas não leva em conta quem está de fato ouvindo
Foto: Divulgação/Rede Globo / Divulgação/Rede Globo

Vivida por Luciene Adami na primeira versão de "Pantanal", em 1990, Guta conquistou de cara o público por ser transgressora, moderna e libertária. Apesar de manter o perfil liberal na trama atual, a personagem interpretada por Julia Dalavia não angariou a mesma simpatia. "Falsa progressista", "feminista de apartamento", "palestrinha" ou simplesmente "chata" são algumas das opiniões destinadas à moça que esbanja liberdade sexual e faz questão de defender sua independência. A questão é que, embora válida e extremamente necessária, a luta de Guta contra a hipocrisia e o machismo carece de algumas melhorias:

Militância mais acessível

Publicidade

Guta fala coisas interessantes e pertinentes, mas nem sempre a linguagem é acessível para os pais, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício) - em alguns casos, nem para o público. Por que não ser mais didática, levando em conta a realidade em que a família está inserida?

Discurso aliado à prática

A moça fez de tudo para que Maria Bruaca se desse conta que vivia oprimida por Tenório, mas quando soube que o pai tinha outra família omitiu a informação da mãe. Também trata os dilemas Maria Bruaca como se fosse a grande dona da verdade sobre o que é ser mulher, mas ignora que ela mesma se vê confusa em relação a Jove (Jesuíta Barbosa) e a Tadeu (José Loreto). 

Liberdade conquistada

Publicidade

Embora mantenha um discurso de luta contra a opressão, Guta só reclama e pouco se dá conta dos privilégios que têm: é rica, branca, culta e estudou com o dinheiro do pai. Dinheiro, aliás, que ainda a sustenta. Não à toa, a cena em que achou ruim ter que esquentar o próprio prato de comida viralizou.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se