Toyota enfrenta ira de consumidores que dizem que montadora japonesa cobra assinatura para liberar funções básicas dos carros

Um vídeo viral acusando a Toyota de colocar até Bluetooth e nível de óleo atrás de paywall acendeu um debate fervoroso nas redes, mas a montadora contestou as alegações e diz que tudo não passa de desinformação

17 nov 2025 - 18h33
(atualizado em 18/11/2025 às 16h12)
Foto: Xataka

Se tem algo capaz de unir motoristas de todos os estilos — de motoristas de picapes a quem prefere carros pequenos e elétricos — é a aversão à ideia de pagar assinatura para usar funções já embutidas no carro. E, segundo um vídeo que viralizou no X (antigo Twitter), até a Toyota teria caído nessa tentação. A acusação: a montadora japonesa estaria colocando recursos básicos, como navegação, música, Bluetooth e até a checagem de óleo e pressão dos pneus, atrás de uma assinatura mensal.

O vídeo, publicado pelo perfil Wall Street Apes, mostra uma motorista indignada dentro de um Toyota 2025. Segundo ela, o sistema do carro bloqueia a navegação a menos que o motorista pague US$ 15 por mês. Música na tela do carro? Mais US$ 15. Acesso ao nível do óleo e dos pneus? Oito dólares mensais. E, para fechar a lista, o remote start — recurso de ligar o carro à distância — exigiria assinatura. "O veículo é capaz de fazer tudo isso. Que mundo maluco é esse em que temos que pagar para usar?", ela diz, visivelmente revoltada. Veja o vídeo abaixo:

Publicidade

Para tentar identificar o modelo, a própria autora dá uma pista: "carro de 40 mil dólares". Isso coloca no radar vários veículos da linha 2025 — desde Camry e RAV4 Prime até Tacoma e Crown. Mas, como apontaram rapidamente os comentários, o problema maior não era qual Toyota ela estava usando, e sim se aquilo tudo era verdade.

Está na Internet, então é verdade?

É aí que entra a resposta oficial da montadora, que não demorou a se pronunciar: "Isso é ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Pista de testes da BYD na China tem desafios insanos: piscina para carros, duna de 29 metros, trecho obstáculos e mais

Um estudo analisou a potência dos faróis LED dos carros; a conclusão é aquela que todos os motoristas já conhecem

A fábrica é na Europa, mas os carros, as peças e os funcionários são da China: montadoras asiáticas viram problema para a União Europeia

Uma fabricante chinesa quis mostrar força colocando um carro para escalar um dos maiores cartões postais do país e conseguiu viralizar com uma falha épica

Especialista diz se carros elétricos são realmente melhores para o meio ambiente e resposta pode surpreender muitas pessoas

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se