Se tem algo capaz de unir motoristas de todos os estilos — de motoristas de picapes a quem prefere carros pequenos e elétricos — é a aversão à ideia de pagar assinatura para usar funções já embutidas no carro. E, segundo um vídeo que viralizou no X (antigo Twitter), até a Toyota teria caído nessa tentação. A acusação: a montadora japonesa estaria colocando recursos básicos, como navegação, música, Bluetooth e até a checagem de óleo e pressão dos pneus, atrás de uma assinatura mensal.
O vídeo, publicado pelo perfil Wall Street Apes, mostra uma motorista indignada dentro de um Toyota 2025. Segundo ela, o sistema do carro bloqueia a navegação a menos que o motorista pague US$ 15 por mês. Música na tela do carro? Mais US$ 15. Acesso ao nível do óleo e dos pneus? Oito dólares mensais. E, para fechar a lista, o remote start — recurso de ligar o carro à distância — exigiria assinatura. "O veículo é capaz de fazer tudo isso. Que mundo maluco é esse em que temos que pagar para usar?", ela diz, visivelmente revoltada. Veja o vídeo abaixo:
Para tentar identificar o modelo, a própria autora dá uma pista: "carro de 40 mil dólares". Isso coloca no radar vários veículos da linha 2025 — desde Camry e RAV4 Prime até Tacoma e Crown. Mas, como apontaram rapidamente os comentários, o problema maior não era qual Toyota ela estava usando, e sim se aquilo tudo era verdade.
Está na Internet, então é verdade?
É aí que entra a resposta oficial da montadora, que não demorou a se pronunciar: "Isso é ...
Matérias relacionadas