Viajar de carro ou de trem implica olhar pelas janelas. Provavelmente, você não repara apenas na paisagem, mas também em todos os elementos do interior do veículo, sendo o mais próximo a borda dessas janelas. Um elemento comum no parabrisa do carro é uma borda preta com um padrão curioso de pontos que vão ficando menores à medida que as fileiras aumentam.
Não é tinta nem um elemento estético, mas algo que cumpre uma função técnica crucial para proteger a integridade do vidro. Esses pontinhos são chamados de frit band (ou frits) e constituem um dos elementos de segurança mais importantes desses veículos.
A ciência dos pontos pretos das janelas dos carros
Esses pontos não são tinta: é cerâmica assada em temperaturas altíssimas que se funde ao vidro durante a fabricação. O processo é bastante curioso: primeiro, aplica-se a pasta cerâmica preta ainda quente nas bordas do parabrisa. Depois, ela é assada junto com o vidro no processo de têmpera e curvatura.
É um elemento estrutural do vidro, o que implica em uma união permanente, que não se desgasta com o tempo. O motivo do padrão de pontos, conhecido como "matriz de degradado", também não é um capricho, mas uma solução para algo que poderia quebrar espontaneamente o parabrisa do carro.
O vidro preto absorve muito mais calor do que o transparente — algo que você pode comprovar facilmente em um dia ensolarado: a faixa preta vai estar a uma temperatura mais alta que o restante do vidro. Quando a temperatura é extrema, e em viagens ...
Matérias relacionadas
Porsche perde 99% dos seus lucros: "É uma crise enorme", mas é temporária, segundo CEO
No Reino Unido, os carros elétricos não tinham imposto sobre combustível; agora, vão ter
Um motor do Boeing 777X é capaz de engolir um 737: este é o farol de esperança da Boeing